4 Pilares Fundamentais Para Emagrecer Com Sucesso

Existem muitas pessoas preocupadas com sua saúde, outras com sua forma física e isso tem feito elas pensarem em emagrecer. A verdade é que quando percebem que precisam perder peso, sentem-se perdidas em meio a tantas informações. Sinceramente, não sabem por onde começar, qual o primeiro passo e em qual direção devem seguir.

primeiros-passos

ter um plano de ação

O fato é que precisam de um plano de ação, algo que lhes traga um passo a passo simples e a prova de falhas.

Na maioria das vezes, não sabem qual o primeiro passo, mas ele é fundamental e vejo que você já deu esse passo, que é perceber que algo precisa ser feito e parabéns, pois o fato de estar lendo esse artigo, mostra que está procurando se informar sobre o assunto.

Agora, posso lhe dizer que para garantir o sucesso de sua caminhada, 4 pilares são fundamentais, e vão ajudar a se orientar e não se perder no meio do caminho e é sobre eles que falaremos no decorrer desse texto, continue comigo e descubra como continuar com foco inabalável rumo ao sucesso.

Definir uma meta:

Hoje em dia tem se falado muito sobre emagrecimento não é verdade? Eu acho bem positivo, pois mostra que as pessoas estão preocupadas com o aumento da obesidade, estão procurando ter mais saúde, hábitos melhores.

O problema é que a grande maioria sabe o que precisa fazer, mas não sabe como fazer.

O fato é que, se não tomarmos uma atitude agora, futuramente esse quadro pode piorar e muito, até mesmo triplicar.

Agora pense comigo, como estaremos daqui há 10, 20, 30 anos? Se nada for feito, com certeza a coisa vai ficar feia.

Por isso é muito importante definir uma meta. No início, nosso foco não será muito preciso, até estabelecemos metas, muitas vezes, um tanto fora da realidade.

A medida que formos caminhando, as oportunidades vão surgindo. Você já ouviu aquela frase: “Quando tomamos a decisão, o universo conspira a nosso favor?”  É nesse momento que precisamos fazer alguns ajustes, aproveitar as oportunidades.

Digamos que nossa meta seja emagrecer 10 quilos em 30 dias, então vamos programar como agir durante esse período para alcançar nosso objetivo. Traçar uma meta é muito importante para poder saber aonde queremos chegar.

Uma vez que temos uma meta definida, precisamos de um passo a passo de como vamos colocar a engrenagem para funcionar e isso é o que veremos no próximo parágrafo.

Seguir um método:

Sempre escuto as pessoas falarem no desanimo, falta de foco, quando estão tentando perder peso. Sabemos que eliminar as gordurinhas não é fácil, porque envolve mudanças de hábitos e isso sim, causa desconforto.

seguir-um-método

tudo fica mais simples quando temos um método

Agora, tudo fica mais simples quando temos um método, um passo a passo para seguir até chegarmos ao nosso objetivo. É claro que no meio do caminho, nossa meta pode mudar. Podemos ir ajustando, o importante é chegarmos aonde queremos.

Outro dia eu ouvi uma frase que me impactou muito e ela dizia assim: “não tenha compromisso com o erro”. Achei libertador saber que podemos errar e a partir do erro ir ajustando nosso caminho.

É saudável decidir mudar a direção, quando percebemos que o que tínhamos decidido não é bem o que queremos. Por exemplo, optamos por emagrecer 10 quilos em 30 dias, mas, no caminho percebemos que essa meta está um tanto fora da nossa realidade, podemos ajustar a meta, decidir emagrecer 5 quilos em um mês e seguir ajustando.

Percebe que temos liberdade para decidirmos qual o caminho seguir? E isso é maravilhoso! Seguir um método nos deixa livres para agir conforme nossas necessidades.

É aqui que definimos o que fazer, quais as pessoas que podemos seguir, quais especialistas procurar e montando essa estrutura, saberemos a direção a seguir, o que devemos fazer dia após dia e é aqui que precisamos ter foco, determinação, disciplina, porque é através da persistência que conseguimos instalar as mudanças necessárias, para nossa transformação.  Continue comigo…

Ter disciplina:

O cérebro é uma máquina perfeita. Ele nos leva para onde acreditamos. Se acreditamos que somos capazes ou incapazes estamos certos e é aqui que descobrimos um segredo importantíssimo para emagrecer com sucesso.

Precisamos acreditar que somos capazes, afinal de contas, só nós mesmos sabemos das nossas lutas, frustrações.

Se acreditamos que algo vai dar certo, caminhamos firmes todos os dias rumo a nossa meta.

Agora, se acreditamos que vai dar errado, acabamos nos sabotando, para que realmente acabe dando um resultado fora do esperado. Quantas vezes tentamos e no final percebemos que estava tudo errado?

Para driblar os pensamentos pessimistas, precisamos ter uma crença inabalável de que vai dar certo e seguir com disciplina, todo dia realizando aquilo que o método que escolhemos nos determina fazer.

Para termos a noção exata de tudo que já lemos até aqui, vamos traçar um plano de ação, um exemplo:

Digamos que nosso desejo seja emagrecer quinze quilos, então definimos que vamos perder esse excesso em três meses. Para isso procuramos ajuda profissional, um nutricionista por exemplo, e aí, temos um passo a passo de como vamos nos alimentar daqui por diante. Podemos também decidir incluir alguma atividade física, para acelerar o metabolismo e definimos fazer caminhada de 30 minutos todos os dias. Seguimos firmes com nosso objetivo. Precisamos entender que a rotina aqui é muito importante, porque é a persistência que vai nos levar a ter resultados.

E é aqui que muitos desistem, porque rotina é difícil, seguir um método todo dia  é cansativo. Mas é aqui que teremos que perseverar, manter foco na meta definida, seguir o método escolhido. Para seguirmos firmes, procurar pessoas que tenham o mesmo objetivo é uma excelente estratégia e isso é o que veremos no próximo tópico.

Participar de uma comunidade:

Você já ouviu falar aquela frase: a união faz a força? Pois é, unidos vamos mais longe mesmo. Porque como já falamos, seguir uma rotina cansa e é aqui que entra o poder da comunidade.

COMUNIDADE

Unir à pessoas que tenham o mesmo propósito

Precisamos nos unir à pessoas que tenham o mesmo propósito, o mesmo objetivo, que estão caminhando no mesmo sentido.

Por exemplo, a nossa meta é emagrecer e nunca mais voltar a engordar, então precisamos encontrar pessoas que estão procurando a mesma coisa e conversar, trocar experiências, falar das nossas dúvidas, nossos medos.

A meta é o pilar e em torno desse pilar, existem pessoas se agarrando a ele e focando nos resultados, no sucesso. Quando permanecemos unidos somos muito mais fortes.

Existem muitas maneiras de encontramos grupos em prol do mesmo objetivo. Podemos procurar em nosso bairro, numa unidade básica de saúde, pois oferecem programas voltados para o emagrecimento. Na internet existem grupos de apoio, onde encontramos pessoas envolvidas na mesma causa e isso é muito positivo. Por exemplo, no facebook existem muitos grupos onde as pessoas estão compartilhando idéias, receitas, dúvidas, colocam lá suas conquistas, o que acaba nos motivando a seguir firme.

Esse artigo teve o propósito de mostrar que podemos alcançar nossos objetivos, colocando 4 pilares em ação:

O que temos que ter bem claro em nossa mente é o que queremos. Definindo o que realmente queremos, precisamos seguir um método, algo que nos mostre como fazer dia após dia.

Agora, precisamos criar uma rotina, para seguir em frente e devemos nos unir com outras pessoas que tenham o mesmo objetivo.

Muitas pessoas,  quando entendem a importância de definir uma meta, seguir um método, ter disciplina e ter uma comunidade onde discutir suas ideias, descobrem o poder que esses 4 pilares tem em levá-las a alcançar seus objetivos, não só de emagrecimento, mas também em várias áreas da vida.

Espero que esse artigo tenha sido útil e desejo, de verdade, que você deixe um comentário. Gostaria muito de saber sua opinião, para que eu possa continuar escrevendo sobre assuntos como esse.

Ah! Lembre-se de curtir, compartilhar ok?

Até a próxima…

 

Gostou do artigo? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *