#5 Dicas Para Construir Hábitos Saudáveis

“Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito”.

Essa é uma frase de Aristóteles, para nos lembrar que o sucesso não vem do dia para noite. A disciplina nos leva a caminhar rumo aos nossos objetivos.

frase-de-Aristoteles

É normal hoje em dia, nos desviármos de um objetivo, devido a quantidade de distrações que estão por aí. O fato é que, toda essa abundância pode dificultar a construção de um novo hábito.

Pense comigo: estamos querendo emagrecer e para isso, seria importante adquirir novos hábitos alimentares e introduzir em nossa rotina, atividades físicas, para acelerar o processo certo? E como conseguir alcançar esses dois objetivos?

A maneira mais eficaz, seria incluir esses novos hábitos no nosso dia a dia, para que possamos seguir um plano, um passo a passo, rumo a uma conquista maior, que é alcançar o corpo que queremos ver no espelho.

Nos próximos tópicos, vamos falar como é possível estruturar um novo hábito, vamos descobrir quanto tempo precisamos, para introduzir mudanças significativas em nossas vidas e vamos aprender 5 dicas para construir novos hábitos de maneira mais eficaz. Então continue comigo…

A Estrutura do Hábito

Todo processo novo, começa numa parte do nosso cérebro, chamada Lóbulo Frontal. Todas as vezes que começamos uma nova rotina é complicado. Um hábito é como água descendo ladeira abaixo.

Uma vez que esse hábito é criado, não precisamos mais fazer esforços. Por exemplo, escovar os dentes ao acordar é um hábito já estruturado, não pensamos para fazer essa atividade, ela acontece naturalmente.

Agora, quando começamos a instalar algo novo em nossas vidas, é como água subindo ladeira a cima. Exige esforço e dedicação. Mas, logo que se torna um hábito, tudo acontece de forma natural, passando a fazer parte da rotina.

Segundo pesquisadores da Universidade de Duke, hábitos representam cerca de 40% dos nossos comportamentos ao longo do dia. 

Alguns princípios básicos podem nos ajudar a estruturar um novo hábito, em qualquer área de nossas vidas.

O que precisamos ter em mente é que tudo pode se tornar um hábito, desde que esse seja o nosso desejo. Da mesma forma, também podemos abandonar hábitos ruins, trocando pelos saudáveis. E acredite, isso é possível, aplicando algumas dicas.

Vamos conhecer #5 Dicas para Construir Hábitos Saudáveis

comece-pequeno

comece com algo pequeno

1 – Comece com algo pequeno:  Pesquisas mostram que a força de vontade é como um músculo, que fica cansado, conforme vamos utilizando durante todo o dia. Nossa motivação flui e reflui. Sobe e desce. O professor de Stanford BJ Fogg chama isso de “onda de motivação”.

Para resolver essas oscilações, que muitas vezes, nos leva a fracassar, precisamos começar com hábitos fáceis, que não precisam de motivação. Ao invés de começar com 50 flexões por dia, podemos começar com 5. O mesmo se aplica a nossa alimentação. Se desejamos incluir algo, podemos começar aos poucos, misturando os sabores e logo, estaremos gostando. Mas, em hipótese alguma, devemos nos forçar a comer algo que não gostamos.

2 – Aumente aos poucos: Ao invés de começar algo incrível desde o início, podemos começar pequeno e melhorar gradualmente. Ao longo do caminho, a força de vontade e motivação irá aumentar e isso torna mais fácil de manter um hábito para sempre.

3 – Podemos quebrar em blocos: Se continuarmos adicionando 1% a cada dia, então vamos aumentando muito rapidamente, ou seja, precisamos manter cada hábito razoável, de modo a manter o impulso e tornar o comportamento mais fácil. Por exemplo, para fazer 50 flexões por dia, podemos fazer blocos com 5 conjuntos de 10. Desse modo, fica muito mais fácil.

4 – Escorregou, levante e volte o mais rápido possível: O importante é abandonar a mentalidade do tudo ou nada. A construção de um novo hábito leva um certo tempo e precisamos ter a consciência de que vamos falhar em algum momento e isso é normal. Precisamos pensar o que pode acontecer durante nosso percurso.

  • Quais são as emergências diárias que podem nos tirar do nosso caminho?
  • Como podemos nos planejar para resolver alguns contratempos que nos impeçam de seguir?

Precisamos pensar, como podemos nos recuperar de algum deslize e a partir dele, voltar rapidamente ao que estávamos construindo. Precisamos ser consistentes, não perfeitos.

5 – Paciência: aprender a ser paciente é fundamental. Podemos fazer progressos incríveis se seguimos consistentes e pacientes. Se nos mantermos consistentes e continuar persistindo, o novo hábito ficará forte o suficiente.

Quanto Tempo É Necessário Para Formar Um Novo Hábito?

Maxwell Maltz, um cirurgião plástico, descobriu ao observar um padrão estranho entre seus pascientes que, levava cerca de 21 dias para que eles se adaptassem às mudanças e novos comportamentos. Isso levou ele a pensar que precisamos um mínimo de 21 dias para que uma imagem mental seja instalada.

relogio

Um estudo realizado por Phillippa Lally, pesquisador de psicologia da saúde da University College London, constatou que em média leva-se mais de 2 meses antes que um novo comportamento seja automático, para ser mais exata, precisamos de 66 dias.

Esse número pode variar, dependendo do comportamento e das circunstâncias de cada pessoa. Lally descobriu que podemos levar de 18 a 254 dias para formar um novo hábito.

Mas, antes que essas informações possam se tornar algum tipo de impedimento, vamos entender como transformar tudo isso em motivação…

Encontrando Inspiração

Agora que já entendemos como se forma a estrutura de um novo hábito e quanto tempo leva para instalar essa mudança, podemos utilizar essas informações para nos fortalecer e seguir em frente.

Em primeiro lugar, não se julgue se demorar mais que 21 dias. Precisamos abraçar nossa decisão e seguir firmes, rumo ao nosso objetivo, seja ele perder peso, queimar gordura da barriga, adicionar um alimento saudável, e assim por diante.

Em segundo lugar, não temos que ser perfeitos. Precisamos tratar um eventual “fracasso” como um aprendizado e desenvolver estratégias para lidar com deslizes inesperados.

E em terceiro lugar, prazos maiores nos fazem entender que, hábitos são um processo e não um evento. Precisamos nos comprometer com nosso objetivo.

Seria maravilhoso se apenas 21 dias, fossem suficientes para fazer mudanças significativas em nossas vidas. Mas, hábitos não funcionam dessa maneira.

Compreender isto desde o início, torna mais fácil gerenciar nossas expectativas e nos comprometer em fazer pequenas melhorias, para alcançarmos o objetivo maior e isso nos liberta de pensar que temos que fazer tudo de uma vez.

Espero que esse artigo tenha sido útil e desejo, de verdade, que você deixe um comentário, para eu saber que posso publicar ainda mais conteúdo de qualidade, como esse. Adoraria saber sua opinião.

Ahhh! Lembre-se de “curtir” ok?

Até a próxima…

Fontes de pesquisa:

http://99u.com/articles/17123/5-scientific-ways-to-build-habits-that-stick

http://jamesclear.com/new-habit

http://jamesclear.com/habit-guide

Gostou do artigo? Compartilhe!

    "Baixe meu E-BOOK GRÁTIS com 35 Dicas Para Emagrecer com Saúde (Garantido)!.

    Coloque seu e-mail no campo abaixo..."

       

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *