Alimento Antioxidante Considerado O Melhor do Mundo Ajuda A Diminuir A Vontade De Comer Doces

Que o cacau é usado para fabricar o chocolate todo mundo sabe, mas que ele é considerado o melhor alimento antioxidante do mundo, talvez muitos desconheçam e ainda ajuda a controlar a vontade de comer doces.

alimento antioxidante

era considerado sagrado

Cultivado pelos índios, principalmente os Astecas no México e os Maias na América Central, o cacaueiro era considerado sagrado. Seu cultivo era acompanhado de solenes cerimônias religiosas.

As sementes de cacau eram tão valiosas, que o povo indígena usava como moeda. Na época da escravidão, um bom escravo poderia ser trocado por 100 sementes.

Existem dois grupos importantes: Criollo e Forastero

Criollo: se espalhou pela America Central e Sul do México. Produz frutos grandes, com superfície enrugada. Suas sementes são grandes, com o interior branco ou violeta pálido. Era esse tipo de cacau que era cultivado pelos índios Astecas e Maias.

Forastero: É considerado o verdadeiro cacau brasileiro. Com frutos ovoides, com superfície lisa. Por dentro de suas sementes são violeta escuro ou quase preto.

Segundo os botânicos, o cacau é originário das cabeceiras do rio Amazonas. Se adaptou bem ao solo e clima do Sul da Bahia, onde é produzido 95% do cacau brasileiro.

Entre seus benefícios, um deles se destaca, que é combater o estresse oxidativo.

O cacau puro pode ser encontrado em mercados e lojas de produtos naturais, no entanto, em algumas regiões do Brasil, é mais fácil encontrar a versão em pó.

Continue comigo, que nos próximos parágrafos vamos descobrir o que é um alimento antioxidante, seus benefícios e como utilizar esse fruto de ouro.

O Que É Alimento Antioxidante?

É um alimento que contém substâncias capazes de retardar a oxidação. Essas substâncias tem o papel de proteger as células sadias do nosso corpo contra ação oxidante dos radicais livres.

radicais livres

radicais livres

Produzir radicais livres faz parte da vida, pois são substâncias formadas naturalmente pelo organismo. São indispensáveis em algumas funções como na geração de energia, na fertilização do óvulo e em mecanismos de defesa contra infecções.

Agora, o organismo procura controlar o excesso desses radicais livres, pois eles atacam as células sadias. Para isso, criou 3 enzimas. Todas as vezes que o corpo entra em alerta, essas 3 enzimas (superoxido dismutase, glutationa e catalase) vem e baixa os radicais livres.

O cacau tem fitonutrientes que são antioxidantes e é o alimento com maior ORAC(Oxygen Radical Absorbance Capacity) que significa maior poder antioxidante.

A medida ou escore de ORAC é um padrão cientifico que atribui o valor antioxidante para alimentos e substâncias.

A polpa desse super alimento contém fibras, glicose e sacarose, vitaminas A, B1, B2, C, niacina e sais minerais como o ferro, fósforo e cálcio e como já vimos antes, contém uma grande quantidade de antioxidantes, que protegem as células dos radicais livres, prevenindo doenças.

Benefícios do Cacau

Como podemos notar, o fruto do cacau é uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável e entre seus benefícios, podemos encontrar:

beneficios do cacau

combate a depressão e a ansiedade

 

1 – Melhora o humor: por aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bom humor, combate a depressão e a ansiedade

2 – Previne trombose: pois contém flavonol

3 – Combate o colesterol: como é rico em nutrientes, ajuda a combater o colesterol alto

4 – Previne anemia: é rico em ferro

5 – Reduz o risco de diabetes: pois contém antioxidantes flavonoides

6 – Previne problemas como demência, pois melhora a circulação sanguínea, prevenindo problemas como derrames também.

7 – Utilizado na estética: contém substâncias como retinol, ácido ascórbico e vitaminas A, B1, B2 e B3, por esse motivo, a polpa do cacau se tornou matéria prima para a indústria da beleza, podendo ser utilizado em máscaras que promovem a hidratação e oxigenação da pele, pois realiza uma leve esfoliação, eliminando as células mortas e suavizando as linhas finas.

8 – Ajuda a perder peso: pois controla a ansiedade e eleva a sensação de bem-estar, evita a compulsão por alimentos, sacia a vontade de comer doce.

Para desfrutar desses benefícios, devemos consumir 2 colheres de sopa de cacau em pó por dia ou 40 gramas de chocolate amargo, o que equivale cerca de 3 quadradinhos da barra.

O cacau cru tem em média 74.3 calorias em 100 gramas. Já o cacau em pó, dependendo da marca, tem em média 229 calorias em 100 gramas.

Devemos ficar atentas, pois apenas o chocolate amargo, com pelo menos 70% de cacau, traz benefícios à nossa saúde. O chocolate ao leite e o chocolate branco contém pouca quantidade de cacau e muita gordura.

Na culinária pode ser utilizado em diversos pratos. Vamos aprender a fazer uma receita de muffins que encontrei no blog eu,ele e as crianças.

Muffins Integrais de Chocolate com Banana

muffins de chocolate

Ingredientes:
3 bananas bem maduras amassadas – sempre uso banana prata
2 ovos batidos
125 ml de óleo de girassol
100g de açúcar mascavo
225g de farinha de trigo ( meio-a-meio com farinha integral e branca para não ficar pesado)
3 colheres de sopa cheias de cacau em pó sem açúcar peneirado
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó

Preparo:

Junte as bananas amassadas, o açúcar mascavo, os ovos e o óleo e misture bem até ficar homogêneo.
Em outra vasilha, junte a farinha, o bicarbonato e o cacau peneirado. Misture bem.
Encorpore a parte seca na líquida aos poucos, mexendo sempre.
Divida em forminhas e leve para assar em forno médio pré-aquecido.
 Assar por mais ou menos  20 minutos. Rende 12 unidades.

Como podemos notar nesse artigo, hoje em dia ficou fácil aliar uma alimentação saudável com comidas saborosas.

O que precisamos ter em mente é que devemos sempre apreciar qualquer alimento com moderação, pois o excesso geralmente é estocado em forma de gordura, e mantendo o equilíbrio podemos comer de tudo, usufruindo de todos os nutrientes que a mãe natureza nos oferece. O cacau, além de nos eferecer vários benefícios, é um alimento antioxidante natural.

Importante: antes de consumir qualquer alimento, é importante consultar a opinião de um médico, um especialista, para evitar problemas de saúde ok?

Espero que você tenha gostado do conteúdo desse artigo e gostaria que deixasse um comentário. Adoraria saber sua opinião!

Ah! Lembre-se de curtir e compartilhar ok?

Até a próxima  😀 

Fonte:

ceplac.gov.br

tuasaúde.com

Eueleeascrianças.com.br

 

Gostou do artigo? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *