Benefícios do Sal Rosa Do Himalaia – Mito ou Verdade?

Quais são os verdadeiros benefícios do sal rosa do Himalaia? Um dos motores que movem o mundo dos negócios são os fatos e boatos e como não poderia deixar de ser, saúde e alimentos são os mais atingidos com as especulações.

sal rosa do Himalaia

sal rosa

Afinal, todos nós queremos ter boa saúde e ingerir alimentos de melhor qualidade, não é mesmo?

E no post de hoje você vai poder decidir se o sal rosa, traz realmente algum benefício para sua saúde ou se tudo o que se fala por ai é especulação.

Vamos conversar sobre a origem do sal rosa, quais as propriedades cientificamente comprovadas e depois disso você pode escolher se consome ou não.

Sal rosa do Himalaia Origem

O sal rosa do Himalaia vem de camadas de sal que foram depositadas dos oceanos antigos há cerca de 250 milhões de anos. Como essas camadas ficaram por muito tempo, envolvidas por gelo e neve durante milênios, o sal ficou protegido e preservado da poluição moderna.

Essa informação é importante, pois a maioria que acredita na “pureza” deste sal, não sabe porque ele é puro e nem ao menos, questiona a origem desta qualidade.

Agora você já sabe, o sal rosa é puro apenas da poluição moderna. Vamos continuar.

O sal é rosa, por que ele é puro ou impuro?

A ciência diz que o Cloreto de Sódio é branco. Desta forma a coloração rosa, vem dos minerais como magnésio, potássio, cálcio, entre outros. Mas não se alegre, os cientistas afirmam que as quantidades de minerais encontradas no sal rosa são muito pequenas para ser considerada como fonte de alimentação saudável.

Além disso, também são encontradas substâncias radioativas, como sabemos prejudicial ao corpo humano.

Os Benefícios do Sal Rosa Do Himalaia! Será!?

Você deve ter encontrado vários benefícios do sal rosa do Himalaia em suas pesquisas. Diz-se que armazena energia vibratória, fornece muito benefícios para a saúde, etc., e tal.

Beneficos do sal rosa do Himalaia

Porém, nada disso é cientificamente comprovado até o momento. Você pode estar imaginando que os cientistas são céticos. Sim, às vezes concordo um pouco com você, no entanto, devemos ter cuidado com algumas informações e sempre perguntar, “é bom por quê?”

A resposta a essa pergunta pode ajudar você preservar a sua saúde, pois você estará sempre em busca de melhores informações antes de consumir alguns produtos e principalmente não se iludir com fantasias.

Continuando, você também deve ter lido que no sal rosa é encontrado 84 minerais importantes para o corpo. Na verdade, foram encontrados de 41 a 60, em quantidades praticamente impossíveis de detectar, muitos deles, completamente inúteis para a saúde e outros bastante prejudiciais.

As pesquisas realizadas não confirmam os milagres divulgados sobre o efeito do sal rosa no organismo humano, você pode conhecer muito mais sobre o assunto lendo revistas ou sites científicos.

Para conclusão deste tópico, os poucos nutrientes encontrados no sal rosa não bastam para corrigir alguma deficiência nutricional. Apenas uma alimentação saudável e equilibrada é capaz de corrigir a falta de nutrientes no corpo.

Mas, o que faço com informação dos sites e revistas sobre os benefícios do sal rosa? Você deve estar se perguntando. Termine de ler este artigo e siga algumas sugestões para aumentar o seu conhecimento e depois, tome a melhor decisão para você.

Há Verdadeiramente benefícios no sal rosa?

Você já deve ter escutado falar das pesquisas feitas através de efeito placebo, o que talvez ainda não saiba, é que resultados comprovados por vários cientistas são divulgados na PUBMED, e no caso, os benefícios do sal rosa que você ouve falar, até hoje, nunca foram comprovados pela comunidade científica.

balança

Os testes realizados com o sal rosa, foram feitos por uma empresa especializada em ensaios clínicos para profissionais da medicina alternativa. Você encontra essa informação no site Ratinalwiki que é especializado em combater pseudociência.

O fato é que NÃO HÁ benefícios em consumir sal rosa, e segundo artigo publicado, o sal não é puro, pelo contrário há nele várias substâncias radioativas prejudiciais ao corpo humano.

Outra ilusão interessante sobre o assunto, é que não há minas de sal no Himalaia, as minas existentes estão no Paquistão, a 500 km do Himalaia.

O que a ciência diz até agora?

Vamos trazer agora uma observação conclusiva. Você já observou a quantidade de sais diferentes no mercado? Veja a seguir uma lista deles:

  • O sal marinho,
  • Sal de cozinha refinado e iodado,
  • Sal kosher,
  • Sal aromatizado,
  • Fleur de sel (flor do sal ou sal cinza),
  • Hiwa Kai, sal negro,
  • Hawaiian Sea Salt,
  • Kala Namak,
  • “Sal orgânico”
  • E o famoso sal rosa do Himalaia.

O que torna um sal mais saudável que os outros, uma vez que todos eles são cloreto de sódio? Talvez a diferença ínfima (traços) da quantidade de minerais que variam de um para outro.

Depois desta pesquisa sobre os benefícios do sal rosa, não tem porque consumir um produto tão caro. Observando melhor, o que torna este sal mais caro é a localização das minas de sal e não os seus benefícios. Mais uma vez, os interesses de comércio iludindo a população.

Esse artigo ajudou você? Deixe sua opinião nos comentários abaixo, afinal observamos aqui que não existe verdade absoluta.

Abraços e até mais.

3 Comentários

  1. Rosilda

    Não usei ainda agora não vou usar

  2. Eu não sei se isso tudo é verdade tem 4 meses que eu começei a usá-lo eu estou amando ele.. não sinto inchaço igual o sal branco que me inçha se eu usar o branco eu fico touca inçada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *