Dançar Zumba Emagrece! Veja Como Começar Hoje Mesmo!

Quem poderia imaginar, que de um arranjo de trabalho, surgiria algo que poderia revolucionar a maneira de se exercitar e nesse dia descobririam que dançar Zumba emagrece, combate o stress e eleva a auto estima!

dançar zumba emagrece

Tudo aconteceu porque, em meados dos anos 1990, um professor de ginástica, que morava na cidade de Cali, na Colômbia, esqueceu as músicas que sempre usava, para dar aulas de aeróbica.

Ele se chamava Alberto Perez (conhecido como Beto) e naquele dia, acabou criando algo que mudou sua vida completamente.

Por ter esquecido as músicas, Beto teve que improvisar, usando fitas cassetes de músicas que ouvia no carro (Salsa e Merengue).

Meio que por acidente, ele criou uma ginástica, uma aula diferente, onde os alunos eram levados pela música! Percebeu que a energia tomou conta da sala, as pessoas adoraram, não conseguiam parar de rir!

Com o passar dos anos Beto foi aprimorando suas aulas e posteriormente, levou seu método para Miami, onde o estilo ganhou o mundo e hoje é utilizada como modalidade aeróbica, por mais de 150 países.

Todos concordam que praticar alguma atividade física, sempre traz benefícios para nossa saúde. Agora, imagine se divertir, praticando aulas de Zumba para emagrecer?

Com movimentos simples e ritmo latino, essa modalidade divertida é uma ótima opção, para quem quer colocar o corpo em movimento.

Continue comigo, que vamos descobrir porque dançar zumba emagrece e o que precisamos para começar hoje mesmo!

 

Quantas calorias são queimadas em um treino de Zumba?

Isso depende de cada indivíduo, levando em consideração o peso, condicionamento físico, composição muscular e  a intensidade empregada durante os exercícios. Mas, durante uma hora, se divertindo com Zumba, você pode mandar embora de 300 a 600 calorias, podendo chegar a eliminar 1.000 calorias. Já imaginou que maravilha? Se divertir, esquecer os problemas do dia a dia, dar uma pausa no estresse e ainda emagrecer?

A Zumba tem alto gasto calórico, portanto, os resultados obtidos com essa dança pode ser comparado aos resultados alcançados com uma corrida de nível avançado, o que nos mostra que é extremamente eficiente para o emagrecimento.

Como uma dança, trabalha mais os músculos inferiores! Então, bumbum, pernas e abdômen serão mais beneficiados!

Dançar Zumba Emagrece! Veja Os Principais Benefícios!

girl

mantém a motivação

  1. Com uma trilha sonora cativante, mantém a motivação, levando você a experimentar movimentos novos!
  2. As aulas proporcionam treino de tonificação, fortalecimento, tendo como alvo os principais grupos musculares do seu corpo. Além de ser um ótimo exercício aeróbio.
  3. Qualquer pessoa pode aderir a essa modalidade, mesmo se for iniciante.
  4. Não requer uso de equipamentos especializados e muitas academias já oferecem esse tipo de treino. Se você preferir, pode fazer aulas de Zumba em casa, pois, existem várias aulas no youtube. É só encontrar uma que lhe agrade e botar pra quebrar! Ou ainda, você pode adquirir DVDs para executar o treino, com total privacidade.

Esse é o tipo de exercício que motiva as pessoas a praticar todos os dias porque:

  • É diferente, porque você emagrece dançando;
  • É eficaz, pois é um treino aeróbico, ótimo para o condicionamento físico geral;
  • É agradável, sendo assim, você não vai querer abandonar o treino.
  •  Você vai entrar em contato com vários estilos de dança como:  Salsa, Merengue, Mambo, Flamenco, Cha-cha-cha, Samba, Dança do ventre, Bhangra, Hip-Hop, Tango.

Para intensificar os resultados, precisamos levar em conta 03 fatores fundamentais:

corpo bonito

manter uma frequência de 5 vezes na semana

A intensidade que vamos emagrecer dançando Zumba depende de uma série de fatores, como por exemplo a regularidade. Manter uma frequência de 5 vezes na semana seria excelente.

Outro fator que precisamos levar em consideração, é a intensidade que os movimentos são executados! Quanto mais energia colocarmos durante a aula, mais calorias vamos queimar.

E não podemos esquecer de um fator muito importante, que é a maneira que estamos nos alimentando. O que comemos antes e depois da aula!

Dançar Zumba emagrece de verdade, no entanto, temos sempre que lembrar, que devemos equilibrar nossa alimentação e ter regularidade na prática das aulas.

Como toda atividade física, Zumba também tem suas contra indicações! Pessoas com lesões no joelho, ou problema de coluna deve buscar a orientação de um médico, para verificar se essa atividade é mesmo indicada.

Geralmente a dança é uma atividade que apresenta poucas contra indicações, mas é sempre bom respeitar seu corpo! Se ao fazer a aula, percebemos dores ou algum desconforto, devemos procurar orientação de um especialista combinado?

Então menina, tá esperando o que? Que tal se motivar e experimentar uma aula? No mínimo, você poderá encontrar uma maneira divertida de queimar calorias.

Espero que tenha gostado do conteúdo desse artigo! Gostaria que deixasse uma comentário, para eu saber sua opinião!

Se gostou clique em “curtir”, compartilhe com uma amiga! 😉 

Até mais…

Gostou do artigo? Compartilhe!

    47 Comentários

    1. Samário de Oliveira

      Eu tenho algumas dúvidas sobre estes tipos de exercícios se funcionam para toda tipo de pessoa ou se é para pessoas em específicos..

      • Edvania Romero

        Olá Samário! É para todas as pessoas! No geral, a Zumba pode ser praticada por todos, mas, vale à pena frisar que, é sempre importante a opinião de um médico, antes de realizar qualquer atividade física.

    2. olá Edvania muito bom esse seu artigo explicativo, sobre perder gordura, com certeza vai ajudar muitas pessoas que querem emagreçer, sucesso pra você.

      • Edvania Romero

        Olá Edivaldo Saraiva! Fico feliz que tenha gostado do artigo! Obrigada pela visita!

    3. Ótimo artigo!

      Normalmente quando se pensa em emagrecer, o que vem à mente são exercícios chatos, horas na academia, passar fome, etc.

      Mas com o avanço da tecnologia, acabam surgindo formas divertidas, como a dança, para se manter o peso ideal. E a zumba é uma super dança pra queimar calorias, pois os movimentos tonificam o corpo todo!

      Parabéns. Abraço e sucesso!

      • Edvania Romero

        Olá André Melo! Obrigada pela visita! Com certeza, a Zumba abre um leque enorme para quem está tentando emagrecer, pois você trabalha todo o corpo se divertindo!

    4. Olá Edivania, gostei do seu post sobre emagrecer dançando Zumba! Particularmente eu não sabia que dava para perder tantas calorias assim ou seja de 300 a 600 por dia, é simplesmente fantástico mesmo. Sem dúvidas por movimentar todo o corpo e bastante grupos musculares deve ajudar a tonificar pernas, braços, abdômen entre outros.
      Parabéns pelo belo artigo.

      • Edvania Romero

        Olá Victor Hugo! Que bom que gostou do artigo! Obrigada pela visita!

    5. Jonas Alves

      Edivania quer dizer que podemos perder até 600 Calorias com a zumba? mas com quanto tempo de treino? o melhor é treino diário ou com escala, tipo assim segunda quarta e sexta tipo issso… no mais gostei muito do seu post… Sucesso

      • Edvania Romero

        Olá Jonas! As aulas de Zumba podem durar de 50 a 90 minutos de duração! Então, dependendo da intensidade e da duração do treino, você pode queimar até 600 calorias. Os treinos devem ser feitos de acordo a disponibilidade do aluno. Obrigada pela visita!

    6. Valderlei de Jesus

      Opa, Zumba realmente, funciona, alem de ser muito divertido. É uma alternativa salvável e inteligente para as pessoas que não querem fazer aqueles exerci cios maçantes, costumeiros.

      • Edvania Romero

        Com certeza Valderlei! Obrigada por deixar seu comentário aqui no blog!

    7. Olá Edvania, excelente artigo. Eu não sabia que uma aula de zumba queimava tantas calorias. Além do mais é muito divertido se exercitar dançando, que é uma atividade muito prazerosa. Quantas vezes por semana que se pode fazer essas aulas?

      • Edvania Romero

        Olá Alienderson! As aulas podem ser realizadas dependendo da disposição do aluno. Mas, no geral, as academias costumam realizar as aulas, duas vezes por semana! Obrigada por deixar seu comentário!

    8. Raphael Miranda

      Que legal Edivânia, essas aulas costumam ser bem divertidas e interativas. Ter a oportunidade de unir esse conjunto com o emagrecimento saudável é muito legal. Abraço

      • Edvania Romero

        Com certeza Raphael! Obrigada por deixar seu comentário!

    9. não sei se existe um determinado padrão de aulas a seguir, mas na academia que eu frequentava, tinha aulas de zumba e toda a aula eram as mesmas músicas… achei um pouco enjoativo rs

      • Edvania Romero

        Olá Juliana! Muito importante essa sua colocação! Obrigada por deixar seu comentário aqui no blog.

    10. Paulo Partezani

      Olá Edvania.

      Tai um modo diferente e divertido de se emagrecer, quase sempre a gente pensa que emagrecer é uma tortura mas parece que emagrecer dançando zumba é bem divertido, obrigado por compartilhar essa informação Edvania.

      • Edvania Romero

        Olá Paulo, com certeza, poder eliminar as gordurinhas se divertindo, parece ótimo! Obrigada pela visita!

    11. Erielton Gonçalves

      A Zumba esta ganhando cada vez mais espaço no Brasil, porque além de queimar muitas calorias durante um treino também pode ser muito divertido como você mesma disse no artigo.

      • Edvania Romero

        Sim Erielton, com certeza, se exercitar se divertindo é o melhor caminho, para manter a frequência nas aulas! Obrigada por deixar seu comentário aqui no blog!

    12. Vanessa Souza

      Acredito que essa seja a melhor maneira de emagrecer … Se divertindo! Quem não gosta de dançar?
      Parabens Edvania , gostei muito do seu artigo e suas dicas.
      Abraços e sucesso!

      • Edvania Romero

        Olá Vanessa! Eu concordo plenamente! Nada melhor do que realizar uma atividade com prazer, alegria! Obrigada por deixar seu comentário aqui!

    13. Josiane

      Oi Edvania, muito alegre este post, até na imagem dá ânimo pena que só posso olhar, mas, perder peso fazendo alguma atividade sempre vai ser a melhor opção e com aquele ritmo todo da imagem uhuhu! Parabéns!

      • Edvania Romero

        Sim Josiane, as aulas de Zumba realmente são contagiantes. Obrigada pela visita!

    14. Olá Edvania,

      Gostei muito do artigo, geralmente as primeiras coisas que as pessoas pensam quando quererem emagrecer é ficarem passando fome, fazer dietas restritas, ou ficar 2 horas se matando na academia.

      A zumba não era tão conhecida, mas agora cada dia mais vem crescendo e se espalhando pelo mundo, ela tem diversos benefícios, além de você dançar ela já ajuda muito emagrecer, ajuda na sua disposição no dia-a-dia e muito mais.

      Parabéns pelo artigo, Abraços.

      • Edvania Romero

        Olá Fernando! Realmente, dietas malucas nunca foram o melhor caminho, quando o assunto é emagrecimento consistente! Obrigada pela visita.

    15. Gostei muito do seu artigo,explica ao pé da letra sobre como perder gordura e se manter saudável

      • Edvania Romero

        Obrigada Milton! Que bom que gostou do artigo!

    16. Não pratico esse exercicio, mas imagino o quanto é divertido. Nada melhor que perder peso se divertindo. Parabéns!

      • Edvania Romero

        Olá Isabel! Realmente, deve ser contagiante! Obrigada pela visita!

    17. Olá Edvania, poxa que legal, ouvia muito falar sobre zumba mas não tinha noção dos seus beneficios e de como é divertido praticar um exercicio fisico, obrigado pela explicação e sucesso!!!

      • Edvania Romero

        Olá Tiago! Obrigada por deixar seu comentário! Que bom que o artigo foi útil para você!

    18. Excelente Abordagem!

      nada melhor que ganharmos benefícios para nosso corpo e ainda nos divertindo, eu mesmo não sabia da existência dessa dança rs, mas agora que alem de dançar ainda perdemos de 300 a 600 calorias é muito! sucesso sempre, abraço Edvania.

      • Edvania Romero

        Olá Reginaldo! Sim, a Zumba pode trazer vários benefícios ao corpo e a saúde de quem pratica! Obrigada por deixar seu comentário!

    19. Emagrecer se divertindo, é a primeira vez que vejo falar, mais com certeza vai pegar!
      Ótimo artigo, sucesso.

      • Edvania Romero

        Olá Silvane! Que bom que gostou do artigo! Obrigada pela visita!

    20. Oi Edvania!

      Realmente é uma ideia bastante criativa e interessante dançar zumba para poder emagrecer, gostei demais da ideia! 🙂

      Entrar em contato com diversos tipos de culturas, sons cheios de ritmos acelerados, como por exemplos as que você citou: dança do ventre (acho lindo demais essa dança principalmente, que mexe muito com a musculatura abdominal), depois samba, hip-hop, salsa, merengue, mambo, chá-chá-chá e outras… Realmente é bastante divertido e incentivador!…

      Até mesmo fazer uma boa esteira, uma corrida, ouvindo no fone de ouvido esses tipos de músicas é algo muito mais motivador para seguir em frente e não cair na monotonia dos exercícios físicos.

      A música é capaz de energizar o nosso corpo e nos dar vontade de conquistar nossos objetivos, pois deixa qualquer uma de nossas atividades menos entediante.

      Grande abraço e toda boa sorte do universo para você!

      • Edvania Romero

        Olá Nayara! Obrigada por visitar meu blog! Que bom que gostou do meu artigo! Adorei sua ideia de incorporar os ritmos utilizados nas aulas de Zumba à outras atividades físicas! Com certeza, vão ficar mais interessantes!

    21. Muito bom seu artigo muito bom saber que existe varias formas de se emagrecer de verdade e de forma criativa e bem divertida dancar muita gente gosta e ainda mais se ajuda a emagrecer , realmente e uma dica muito boa.parabens

      • Edvania Romero

        Com certeza Giselle, as aulas de Zumba são divertidas e emagrecem de verdade!

    22. Ellen

      Olá Edvania, parabéns pelo blog e pelo conteúdo. Já fiz aulas de zumba algumas vezes e sem dúvidas é excelente para queimar calorias, relaxar e se divertir. Na verdade na minha opinião essa é uma das melhores formas para emagrecer, pois é divertida e alegre. Parabéns pelo conteúdo!

      • Edvania Romero

        Obrigada por dividir sua experiência conosco Ellen! Com certeza, irá motivar as pessoas a experimentarem também! Obrigada por visitar meu blog!

    23. Boa noite Edivania, seu artigo me chamou atenção porque eu não gosto muito de fazer exercícios e sempre procurei um treino que me agradasse, conforme citou ……….”Se você está com dificuldades de encontrar um treino agradável, talvez eliminar aquelas gordurinhas indesejadas dançando, pode ser a solução que você buscava…..”. Eu não conhecia essa dança Zumba, achei bem interessante, vou testar. Obrigada pelas dicas está me ajudando muito, parabéns pelo conteúdo de qualidade.

      • Edvania Romero

        Que bom que gostou do artigo Maria Campos! Fico feliz, que consegui lhe ajudar de alguma maneira! Obrigada pela visita!

    24. Muito bacana seu artigo. Conheço esta modalidade de atividade física e vejo muita gente alcançando ótimos resultados com emagrecimento de forma divertida e eficaz com a Zumba. Parabéns.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *