5 Dicas Incríveis Para Perder Peso E Manter A Saúde

Conheço muitas pessoas que estão em busca de uma maneira de perder peso, no entanto, muitas estão fazendo qualquer loucura, para atingir seu objetivo. Estar acima do peso, pode ser um problema, mas, colocar a saúde em risco pode piorar e muito esse problema.

Eu fico me perguntando, de que ainda ser magra e não ter saúde?

acima do peso

 

Geralmente as pessoas tem dificuldades para emagrecer por não conseguir controlar a alimentação, muitas por se sentir desmotivadas em praticar alguma atividade física, algumas não conseguem seguir um plano alimentar, ou seja, uma dieta saudável.

Geralmente as pessoas conseguem emagrecer, mas, não conseguem manter o peso conquistado. Além de tudo isso, devemos levar em consideração o estado emocional, que pode ser seu maior sabotador.

As pessoas se sentem envergonhadas por estar acima do peso, sentem-se excluídas. Muitas acreditam que precisam passar horas dentro de uma academia para conseguir eliminar os quilos extras, mas não encontram disposição para encarar essa tarefa.

Comer além do necessário não faz emagrecer, causa vários problemas de saúde, assim como perder peso e engordar novamente, o chamado efeito sanfona, também é prejudicial. Infelizmente, são vários pontos negativos, e um dos que mais se destaca é a pessoa apresentar uma autoestima baixa, por estar descontente com sua autoimagem.

Ao longo dos próximos parágrafos, vou lhe passar algumas dicas incríveis, para você se alimentar melhor, introduzir atividades físicas em sua rotina, dar dicas de como emagrecer de vez naturalmente, com saúde, e dicas de como ganhar massa muscular. Aproveite o conteúdo.

Controlando A Alimentação

Você sabia que a grande maioria das pessoas que querem perder peso, não conseguem controlar a alimentação?

Infelizmente isso causa muitos transtornos, porque, geralmente pessoas acima do peso sentem-se excluídas, com vergonha de frequentar lugares como praias, piscinas.

Sentem-se envergonhadas por estar fora dos padrões de beleza estabelecidos. Precisamos levar em consideração que esse é um fator muito importante, pois, para conseguir eliminar os excessos, precisamos comer alimentos que realmente nos ajude nessa tarefa.

controlando a alimentação

Controlando a alimentação

Ao consumir os alimentos menos calóricos, porém mais nutritivos, podemos até comer mais desses que trazem mais energia e vitalidade para no nosso organismo.

Todos concordam que os alimentos mais calóricos são mais saborosos certo? Na maioria das vezes não. Na realidade, eles contém uma combinação de sabores, corantes, açúcares, tudo que seu organismo não precisa e que geralmente, vem acompanhado por uma bela imagem, ou seja, são bonitos, coloridos, cheirosos.

Uma coisa fundamental aqui,  é ter consciência de que nos acostumamos a esses alimentos.

Imagine se desde bebê você jamais tivesse consumido alimentos artificiais, industrializados, recheados de todos os conservantes, corantes, acidulantes, será que hoje em dia você sentiria falta deles no seu dia a dia?

Digamos que você jamais tivesse experimentado um refrigerante, você percebe que não sentiria vontade de tomar aquele refrigerante bem gelado num dia quente, entende?

Nada contra refrigerantes, pois eu também adoro um refrigerante bem geladinho!!! Perceba,  o nosso paladar procura algo que mais conhece e o nosso cérebro algo que nos traga mais prazer!  A grande sacada aqui é você perceber que existe prazer também em comer alimentos mais saudáveis, mais naturais.

Agora, não é só a parte alimentar que precisa ser cuidada, pois a questão como fazer para emagrecer engloba mais alguns detalhes, como por exemplo, incluir atividades físicas no seu dia a dia. Você não tem tempo? Trabalha? Estuda? Tem filhos? Pois vou te contar que é possível sim, se exercitar, queimar calorias, até mesmo em casa.

No próximo bloco, vou falar como você pode incluir atividades físicas no seu dia a dia e driblar a preguiça. Continue comigo…

Falta Motivação Para Se Exercitar?

Sempre vejo as pessoas relatando que, falta motivação para se exercitar,  associando a prática de atividades físicas à frequentar academias, ou até mesmo, a passar horas se exercitando.

Para alguns, essa prática é prazerosa, conseguem criar grupos de amigos, adoram estar naquela atmosfera, mas, para outros se torna um problema, já tem uma rotina mais apertada, agenda lotada, filhos para cuidar, casa para administrar. Uma loucura!

E tem pessoas que não se sentem bem, naquele ambiente, e por isso, acabam não praticando nenhuma atividade e se isolando.

Pois tenho ótimas noticias, caso você seja uma dessas pessoas que não conseguem frequentar uma academia.

Existem vários exercícios que você pode fazer em casa, ou nas redondezas, aí mesmo no seu bairro.

caminhada

A caminhada é a mais democrática de todas! Indicada para qualquer idade, sexo, raça, nacionalidade, posição social, ou seja, qualquer pessoa está apta a fazer uma caminhada de alguns minutos pelo bairro. Comece com 10 minutos, vá no seu ritmo! Depois vá aumentando o tempo. Estabeleça uma meta por semana. Comece com 3 vezes por semana e depois vá aumentando.

Alguns pequenos cuidados para se ter bons resultados:
  • Escolha roupas leves e tênis apropriados, indicados para caminhada, com sistema de amortecimento.
  • Evite caminhar sob sol forte, use chapéu ou boné, e use protetor solar, mesmo em dias nublados.
  • Evite caminhar em jejum: se optar por andar cedo, tome um suco, coma uma fruta e deixe o café completo para quando voltar.
  • Leve uma garrafinha com água. Beba antes, durante e depois.
  • Respire com naturalidade, pelo nariz, pois a respiração nasal aquece, filtra e umedece o ar, o que não acontece se respiramos pela boca.
  • Antes de qualquer atividade física, procure a orientação de um médico.

Outra atividade que você pode fazer e lhe trazer ótimos resultados é pular corda. Acredite ou não, essa prática envolve quase todos os músculos do seu corpo. Quanto mais trabalho muscular durante um exercício, mais calorias você queima e você pode utilizar a intensidade a seu favor, pois quanto maior a intensidade, melhor será o resultado.

Para realizar essa atividade você precisa de:
  • Uma corda de pular, que você encontra facilmente em lojas de artigos esportivos.
  • Um tênis apropriado para absorver impactos,
  • Definir metas, ou seja, estabeleça quantos minutos vai pular por dia.
  • Pratique todos os dias.
  • Mantenha uma agenda do seu progresso, dessa maneira você mantém o controle e cultiva a motivação necessária para continuar.

Por ser um exercício de impacto, não é recomendado para pessoas que apresente lesões de joelho ou em quaisquer articulações dos membros inferiores.

Também não é indicado para pessoas que estão muito acima do peso.

Fazer polichinelos também ajuda a manter uma queima natural e consistente. A dica é:  5 vezes ao dia fazer 100 polichinelos, somando 500. Cada série leva em média 2 minutos, totalizando 10 minutos diários. Você poderá queimar 700 calorias por semana. Parece ótimo né?

Viu que existem alternativas fáceis de incluir na sua rotina?

Uma maneira muito eficiente de se manter motivada a praticar exercícios é encontrar alguma atividade que lhe traga prazer. Existem várias modalidades, como por exemplo danças, lutas, pilates.

Manter o foco no objetivo também ajuda a manter a motivação. Portanto, para emagrecer de vez naturalmente, é preciso equilibrar a alimentação e praticar alguma atividade que faça você se mexer, esses são pontos fundamentais e que precisam caminhar juntos.

Na maioria das vezes, manter uma dieta equilibrada custa um pouco mais caro. Mas, com planejamento, podemos consumir alimentos mais saudáveis, que tragam benefícios para o nosso organismo e que nos mantenham no caminho para perder peso.

No próximo tópico, vamos descobrir maneiras de manter a dieta em dia. Continue comigo.

Substituir É O Caminho

É fato que os alimentos classificados como mais saudáveis acabam sendo mais caros, no entanto, ao consumi-los a pessoa terá um organismo mais saudável, evitando gastos com remédios. Isso será notado à longo prazo.

Mas, e agora, nesse momento, o que você pode fazer para mudar seus hábitos alimentares, sem precisar estourar o orçamento? A resposta é simples. Substituir alguns alimentos por outros.

estourar o orçamento

Não precisa estourar o orçamento

Veja um exemplo: se você costuma comprar biscoitos recheados, ao invés de comprar os biscoitos mais o alimento saudável, deixe os biscoitos e o dinheiro que gastaria com eles,  você investe em verduras ou frutas por exemplo.

Mas, uma dica que eu dou é: não adiante comprar algo que você não gosta, algo que não desce de jeito nenhum. Afinal de contas, comer é uma necessidade biológica, mas que dá muito prazer. Procure fazer substituições por alimentos que você vai consumir.

Outra maneira é fazer substituições nas próprias receitas, ou seja, troque creme de leite por iogurte natural, açúcar refinado branco por açúcar mascavo.

Outras substituições interessantes: suco de caixinha ou refrigerantes por sucos naturais, no entanto, para emagrecer o ideal será simplesmente água. Pães mesmo integrais contém uma grande quantidade de farinha refinada, além do glutén, podem ser substituídos por tapioca, batata doce, aipim, frutas.

No começo pode parecer estranho, mas logo percebemos que é mais fácil do que parece e quando menos esperamos, estamos habituados ao novo estilo de vida.

Sempre lembrando o objetivo que é emagrecer!

Manter O Peso Conquistado

Vejo muitas pessoas conseguindo perder peso, conquistando seus objetivos de entrar naquela calça jeans, sempre muito felizes. Sinceramente, conseguir emagrecer muitos conseguem, mas, manter o peso conquistado, isso sim é uma questão à parte.

Vamos ver agora, algumas providências que você pode tomar, para manter o corpo que conquistou?

1 – Monitore o que você come: procure perceber quantas calorias você precisa em um dia, quais alimentos funcionam melhor para você, ou seja, como seria um dia inteiro de refeições para suprir suas necessidades. No começo, pode ser trabalhoso, mas, uma vez entendendo o que seu corpo precisa, suas necessidades calóricas, você vai ser capaz de fazer grandes progressos em direção a seus objetivos.

2 – Procure planejar seus exercícios e alimentação: você deve mudar os exercícios de tempos em tempos para que seu organismo não acostume com os estímulos que vinha recebendo. Ao acrescentar novos estímulos, você poderá ativar um novo conjunto de adaptações.

3 – Existem flutuações: é preciso aceitar que os tipos de alimentos que você come, a quantidade de água que bebe, o seu treinamento, sua ingestão de sódio são todos fatores que afetam diretamente a sua aparência, seu peso e níveis de gordura corporal. Caso você perceba alguma mudança ao se olhar no espelho, ou ao subir em uma balança, não entre em pânico. Afinal de contas, você não se manterá igual sempre.

O que deve ser levado em consideração é o efeito sanfona, esse sim é prejudicial para a sua saúde, aumenta os hormônios metabólicos, como a insulina, eleva os níveis de hormônios sexuais, incluindo estrogênio e o resultado disso é resistência à insulina, diabetes, pressão arterial alta e doenças cardíacas.

Para fugir do efeito sanfona, o ideal é manter um estilo de vida que irá funcionar a longo prazo.

Algo que funciona também, na hora de manter o peso é trabalhar os músculos, adquirir massa magra. Uma dica aqui é se alimentar muito bem no café da manhã e pós treinamento, porque esses são os dois períodos do dia em que seus músculos precisam de mais calorias e nutrientes, e dividir as demais refeições em pequenas porções iguais, ou seja, que contém os nutrientes necessários. Então ganhar massa muscular é fundamental.

Você consegue controlar suas emoções?

Você já deve ter percebido que para emagrecer, não basta equilibrar as refeições, fazer exercícios. Existe um fator muito importante, ou talvez o mais importante de todo o processo. Você sabe qual é?

O seu emocional. Afinal de contas, você consegue controlar suas emoções?

controlando-emoções

Você consegue controlar suas emoções?

Muitas pessoas relatam que dependendo como foi o dia, acabam devorando fácil, fácil algo que lhe traga prazer, substituem alguma frustração, por algo prazeroso, como por exemplo, comer aquele lanche, ou uma barra de chocolate, um pacote de batata frita.

A maioria das pessoas procuram consolo na comida. Tudo bem, quando acontece de vez em quando, o perigo é quando se torna um hábito, descontar frustrações na comida.

Muitas vezes, “enfiamos o pé na jaca”, para poder preencher lacunas que estão vazias. Nem sempre a comida é o problema, não é o doce que você comeu que é o problema e sim o sentimento de culpa que você sente depois, por saber que de nada adiantou comer aquele doce, que lhe trouxe um prazer momentâneo, pois o principal problema ainda continua sem solução.

Uma dica muito valiosa aqui é: procure perceber o que precisa ser mudado em sua vida, se não conseguir sozinha, peça ajuda, o importante é perceber que algo deve ser mudado, transformado e partir para ação, promovendo as mudanças que a vida está pedindo, tornando-se mais leve, em todos os sentidos.

Emagrecer envolve uma série de fatores, no entanto,  é algo simples. Colocando em prática algumas regras básicas, o resultado aparece, mas, precisa fazer algo, tomar uma atitude. Que tal começar hoje?

Espero que esse artigo tenha sido útil e espero, de verdade, que você deixe um comentário, para que eu possa saber que posso criar mais conteúdo de qualidade como esse.

Gostou do artigo? Compartilhe!

    "Baixe meu E-BOOK GRÁTIS com 35 Dicas Para Emagrecer com Saúde (Garantido)!.

    Coloque seu e-mail no campo abaixo..."

       

    17 Comentários

    1. Olá Edvania, excelente post como sempre! Certamente colocou bem os passos para emagrecer como controlar a alimentação e a motivação, pois sem esses passos ficaria muito difícil emagrecer.
      Parabéns!

    2. Jonas Alves

      Edivânia eu gostei das dicas da seção manter o peso conquistado… e eu achei muito interessante a questão das emoções, não sabia que o emocional tambem influenciava.. Obg por essas dicas que vc posta sempre.. sucesso

    3. Olá Edvania,

      Confesso que a parte mais difícil é realmente manter o peso conquistado… mas agora eu encontrei o meu caminho, perdi 9 kg e agora estou mantendo, já faz 4 meses e consegui manter o peso como quero! Suas dicas são muito relevantes!

      • Obrigada por deixar seu comentário e compartilhar sua conquista Glauciane, parabéns!

    4. Marina

      Olá, Edivania. Muito bom seu artigo!
      Gostei muito da parte em que vc fala sobre as emoções.
      Nunca tinha visto ninguém salientar isso para o emagrecimento, e realmente ter controle emocional é fundamental para tudo na vida!

      Parabéns pelo seu trabalho!

      • Obrigada pela visita Marina! Sim Marina, conhecer as emoções é essencial, quando o assunto é perder peso.

    5. Edvania

      Olá Edvania, gosto muito de ler seus artigos a cada dia uma novidade e um conhecimento maior sobre emagrecer com saúde. obrigada por compartilhar este conhecimento. Abraços

    6. Artigo maravilho Edvania!
      Obrigado por compartilhar essas dicas que estão me ajudando demais a ter uma vida mais saudável.

      Bjos querida 🙂

    7. OI Edvânia tudo bom? Mais uma vez adorei suas dicas! Estou começando minhas caminhadas pela manha e não sabia nenhum dos cuidados que devo ter, moro em um lugar muito quente, acordo cedo mas mesmo assim o sol esta forte, vou seguir suas dicas! muito obrigado.

      • Obrigada por visitar meu blog Kristell! Fico feliz que minhas dicas vão lhe ajudar!

      • Olá Raul! Obrigada por visitar o blog! Eu acredito que você consiga sim e uma dica para isso é ter um objetivo bem claro na sua cabeça. Você precisa definir porque quer realmente emagrecer e seguir com foco. Abraços

    8. Boas Dicas Edvania, realmente perder peso não é tarefa fácil e muito menos é para qualquer pessoa. exige-se preparo e se possível o acompanhamento de um profissional em nutrição e um personal, pois o que torna o processo são as guloseimas e muitas outras tentações que que aparecem em nosso caminho.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *