Dieta Para Emagrecer! Será Que Funciona?

Geralmente, é a primeira coisa que uma pessoa que decide perder peso tenta.

Ela procura de cara uma dieta! E sempre a que está na moda ou a daquela atriz famosa!

Talvez você também já tenha trilhado esse caminho, talvez você já conseguiu emagrecer através de dietas, mas, engordou novamente! Saiba que isso acontece com a maioria das pessoas, pois pesquisas cientificas mostram que 90% das pessoas que tentam emagrecer fazendo dieta fracassam.

dieta-para-emagrecer

Mas, fique calma, a culpa não é sua, nem das 90% das pessoas, pois com tantas informações, não é de se estranhar que você se sinta confusa. Quanto mais as pessoas fazem dietas e fracassam, mais se convencem que nunca vão conseguir perder peso.

Pois bem, vamos clarear as idéias?

Uma dieta é qualquer sistema alimentar que tente exercer controle externo sobre o que, onde, quando e quanto você come!

O verdadeiro motivo pelo qual, muitas pessoas não conseguem emagrecer tem a ver com a biologia humana. Siga comigo!

No livro “Eu Posso Fazer Você emagrecer”, Paul Mckenna relata um estudo sobre inanição, realizado durante a Segunda Guerra Mundial, pelo pesquisador Ancel Keys.

Esse pesquisador descobriu que reduzir a ingestão de alimentos a um estado de semi-inanição provoca irritabilidade, perda de resistência e comportamento obsessivo em relação à comida e, que as pessoas chegavam a mentir, ocultar fatos e roubar para obter alimentos.

E o pior, nos três primeiros meses, após o período de semi-inanição, quando puderam voltar a comer o que quisessem, essas pessoas continuaram obcecadas por comida. Muitas chegaram a comer oito vezes mais do que antes do início do estudo.

E aí, identificou alguma semelhança? Essa situação lhe parece familiar?

Nos últimos 10 a 15 anos, a população vem aumentando de peso consideradamente, apesar de tantas dietas divulgadas pelas mídias.

O fato é que isso mostra que se privar dos alimentos é a pior forma possível de emagrecer. E se o que você está fazendo não está funcionando, é hora de tentar algo diferente.

Temos que considerar muitos pontos para esse aumento de peso, pois 40% da população brasileira está acima do peso. E o estilo de vida que levamos hoje em dia, nos faz ganhar peso à cada dia.

Sabia que seu celular pode fazer com que você engorde cerca de 1.100 kg por ano, só pelo fato dele estar sempre à mão?

pessoas usando celular

Antigamente, quando tinha uma linha telefônica na casa, a pessoa tinha que se deslocar de onde estava, às vezes subir, descer escadas, para atender ao chamado e depois refazer o caminho. Hoje não, o aparelho telefônico está praticamente grudado em você.

 

 

Esse foi um pequeno exemplo, porque, existem muitas outras atitudes que estamos adotando, em nome da comodidade.

Se nada for feito em relação à mudança de estilo de vida, em poucos anos, seremos todos gordos.

O fato é que isso mostra que se privar dos alimentos é a pior forma possível de emagrecer. E se o que você está fazendo não está funcionando, é hora de tentar algo diferente.

Se deixar de comer a pessoa morre certo? A alimentação é indispensável para a sobrevivência de qualquer ser vivo! O que é preciso levar em consideração é o que comer, pois existem alimentos que podem ser consumidos em maior quantidade e que não vão trazer prejuízos à sua saúde, como por exemplo verduras, hortaliças, frutas, que são considerados alimentos menos calóricos e também menos gostosos.

Isso não quer dizer que você não possa comer uma feijoada por exemplo!

Balancear a alimentação, na minha opinião, parece ser o melhor caminho! Alimentar-se de maneira mais saudável na maioria das vezes e sim, poder degustar algo mais calórico, na minoria das vezes.

Espero que tenha gostado do conteúdo! Se gostou, que tal clicar em “curtir” aí na lateral do texto?

Até mais…

Gostou do artigo? Compartilhe!

    "Baixe meu E-BOOK GRÁTIS com 35 Dicas Para Emagrecer com Saúde (Garantido)!.

    Coloque seu e-mail no campo abaixo..."

       

    48 Comentários

    1. Valderlei de Jesus

      Olá Edvania, muito bom artigo. Realmente, a primeira tentativa de quem tenta perder peso é parece ser mesmo a dieta, reduzir alimentação. No meu olhar leigo, penso que é mais eficaz uma boa reeducação, não necessariamente, reduzir o alimento, mas escolher melhor o alimento. Também uma rotina de exercícios físicos junto como uma educação na hora de se alimentar.

      • Isso mesmo Valderlei, como você disse, reeducação alimentar e exercícios físicos são a base para emagrecer com saúde!

    2. Olá Edivania, gostei muito do seu artigo pois relata a realidade da população brasileira no que diz respeito a obesidade. As maioria das pessoas comem mal e não praticam atividades físicas e por isso a obesidade.
      Com a facilidade dos fast foofds e alimentos pré preparados a população vem ganhando peso extra mas isso se resolve com dietas e exercícios físicos.
      Parabéns Edivania. Sucesso!

    3. Muito bom seu artigo , e de grande ajuda para muitas pessoas que procuram uma resposta de como emagrecer de forma certa, essas informacoes sao muito importantes para uma boa compreensao de como a dieta realmente funciona para quem busca emagrecer de forma correta.

    4. Você tem toda razão, hoje em dia o ritmo de vida que o ser humano está levando está contribuindo cada vez mais para o aumento de peso. Por isso é necessário quebrar as barreiras da inércia e começar a se movimentar cada vez mais!

      Essas informações que você falou sobre dieta são muito importantes, agora… depende de cada indivíduo estudá-las bem para alcançar seus objetivos!

      Estou gostando cada vez mais do seu trabalho, grande abraço e sucesso pra você hoje, amanhã e sempre!

    5. Olá Edvania, muito bom seu artigo e é verdade mesmo a pessoa quando fica muito tempo sem comer depois ela come pelo tempo q ficou sem é onde o perigo está. Parabéns pelo seu artigo e sucesso sempre!

    6. Paulo Santos

      Tenho alguns cases de sucesso que conseguiram emagrecer com dieta e reeducação alimentar, geralmente apenas uma dica combinada não funciona, o interessante seria usar mais de 3 estratégias para se alcançar o resultado desejado… sucesso

    7. Vanessa Souza

      Olá Edvania!
      Quando se fala em emagrecer as pessoas já acham que tem que parar de comer, ou fazer aquelas dietas mirabolantes que promete emagrecer da noite para o dia, rs.
      Acredito que não seja esse o caminho, uma boa reeducação alimentar aliada com exercícios físicos com certeza já traz bom resultados.
      Gostei das dicas!
      Sucesso

    8. Soares Sam

      Poxa vida este post me abriu a mente para muita coisa, realmente essa do celular foi sensacional, parabéns pelo post amiga.

    9. Ótimo artigo, Edvânia.

      Com certeza é o pior caminho simplesmente parar de comer. Só vai causar problemas de saúde, e não vai conseguir emagrecer. O correto mesmo é aliar o exercício físico à uma alimentação saudável.

      Abraço e sucesso!

      • Isso mesmo André, alimentação balanceada e atividades físicas formam a base para um emagrecimento saudável.

    10. Oi Edvania, tudo bem? Realmente, como você disse no artigo, a alimentação é indispensável para a sobrevivência de qualquer ser, então, temos que escolher as verduras, legumes, frutas, que são menos calóricas, obrigada pelas dicas!

    11. olá Edvania parabens pelo o conteúdo de extremo valor, que com certeza vai ajudar muita gente, sucesso pra vc.

    12. vou começar a deixar o celular do outro lado da casa rsrsrs…. pura verdade, restrição total não funciona!

    13. Interesante Edvânia não sabiam que as pessoas passavam por isso, por falta de alimentos mais concordo que em alguns casos é genético porque minha esposa não engorda por nada e come bastante ela é o retrato contrario do seu artigo, kkkk sucesso.

      • Que bom Thyago, eu gostaria de ser como sua esposa e acredito que a maioria das mulheres também! Obrigada pela visita!

    14. Reginaldo

      Olá Edvânia, Com essas dicas ai fica impossível não emagrecer rs!
      Muito detalhado seu artigo, com informações que vão ajudar muita gente, sucesso sempre amiga, abraços!

    15. ELLEN

      Olá Edvania, suas dicas são muito legais e seu blog é super lindo :). Isso que você falou sobre a dieta é a mais pura verdade, como você mesmo disse: Se nada for feito em relação à mudança de estilo de vida, em poucos anos, seremos todos gordo. É isso que precisamos ter mudança em nossas vidas, muito obrigado pelas informações e parabéns pelo post!

    16. Josiane

      Edivania, mais uma vez você colocou uma informação importante. Ainda observando o comportamento sobre a privação de alimento, estudo diz que pessoas que fazem a cirurgia de redução do estômago sem trabalhar seu psicológico passam ter outros problemas para substituir a necessidade de comer. gostei muito Parabés!

    17. Com certeza uma alimentação balanceada vai ajudar muito agente a ter uma vida mais saudável.Adorei suas dicas Edvânia!!!!

    18. Ótimo artigo Edvânia, infelizmente essa é a realidade de muita gente! Buscam formas de emagrecer através de diversos tipos de dietas que a internet oferece e acabam se frustrando. Seu artigo foi muito esclarecedor! Obrigado!

    19. Dietas restritivas demais só nos prejudica e nos deixa com muita vontade de atacar tudo o que vemos pela frente. E ao invés de emagrecer, acabamos engordando.

      Então na minha opinião dietas para emagrecer não são tão eficazes quanto uma boa reeducação alimentar.

    20. Dieta para emagrecer funciona sim deste que a pessoa não desista daquilo que ela deseja, se ela quer perder 10 quilos em uma semana, então deve fazer por onde perder 10 quilos em uma semana, acredito que vai da força de vontade de cada um. Parabéns pelo artigo.

    21. Olá tudo bem?
      Adorei suas dicas e esclarecimentos sobre as dietas, pois eu mesmo já tentei emagrecer fazendo alguma dieta, mas voltei a engordar novamente, ainda bem que encontrei o seu Blog que me esclareceu sobre este assunto,obrigado!

    22. Paulo Partezani

      Olá Edvânia

      Excelente explicação Edvânia gostei muito do artigo mesmo, parabéns, Obrigado por compartilhar os seus conhecimentos conosco.

    23. Olá Edvania, muito bom o seu artigo, tem muitas coisas nesse artigo que eu não sabia e com certeza vão fazer a diferença. Obrigado por compartilhar essas dicas.

    24. Acho que você falou a pura verdade Edvânia! Parabéns pelo seu artigo e obrigado pela ajuda que você proporciona compartilhando sua experiencia e conhecimentos! Um abraço e sucesso!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *