Diferença Entre Alimentos Integrais e Refinados

Estava outro dia no supermercado, e, observando as prateleiras notei o aumento de ofertas de alimentos integrais e isso despertou em mim o desejo de escrever esse artigo.

O meu questionamento foi… Qual a diferença entre alimentos integrais e refinados? Além da cor é claro!

alimentos-integrais

alimentos integrais

Sem dúvida,  intuitivamente você já deve saber que, os alimentos integrais são aqueles que não passaram por nenhum processo de beneficiamento ou refinação, desta forma eles não perdem seus nutrientes naturais que fazem tão bem à nossa saúde.

Muitas donas de casa, incentivadas pela mídia tem os consumido cada vez mais.

Com seu gosto e cor característicos, a maior atração por estes alimentos é a promessa que facilitará a perda de peso e melhora nas condições de saúde.

No entanto,  são poucas as pessoas que procuram maiores informações sobre a diferença entre alimentos integrais e refinados, e, porque hoje em dia, ele está sendo tão difundido no país?

Para que você tenha um conhecimento profundo no assunto, seria necessário muitas pesquisas. E para que você não perca todo esse tempo, eu decidi criar esse artigo como bate-papo, para que você conheça alguns benefícios em consumir alimentos integrais.

Você sabe com certeza, que a quantidade de substâncias químicas recebidas pelos alimentos, para que haja uma transformação em sua cor e sabor, seja a causa de tantos problemas de saúde na população.

Todos sabemos que no mundo capitalista, a quantidade predomina sobre qualidade, desta maneira, a indústria de comidas aperfeiçoou as modificações para que os comestíveis in Natura fossem modificados por substâncias químicas e desta forma levando para mercado grande quantidade de alimentos.

Ideia aparentemente perfeita. Afinal, com isso muitas pessoas tiveram as suas mesas fartas e partes do problema da escassez de alimentos estavam resolvidas.

No entanto, com o tempo surgiu outro questionamento, talvez, bem mais consciente e que muitos de nós perguntamos: porque aumentou tanto o número de diabéticos, hipertensos e de doenças como o câncer no país e no mundo?

Foram essas dúvidas que trouxeram de volta as prateleiras dos supermercados os produtos In Natura. Afinal de contas, o corpo humano não foi feito pra receber tantos produtos sintéticos fornecidos pelos alimentos refinados.

Mas… Afinal, qual a diferença entre alimentos integrais e refinados?

Para entender de forma bem simplificada, qualquer tipo de alimento integral conserva as suas propriedades nutritivas, como: As fibras, as vitaminas e os sais minerais que são nutrientes importantes para conservação da nossa saúde.

Ao passo que os refinados, perdem no processo de refinação todos esses nutrientes naturais, e, comparados a olho nú, já notamos que tem alguma coisa errada.

Naturalmente, não devemos entender que as indústrias de alimentos os deixarão tão naturais assim, mas, comparando os benefícios trazidos por uma alimentação com menos transformações químicas, vale muito o esforço em aprender consumi-los.

Devemos também, levar em consideração que, não basta consumirmos alimentos integrais em grandes quantidades. Para que consigamos perder peso, o mantimento integral, neste ponto, também engorda se consumido em excesso.

Há alguns anos, a indústria de produtos alimentícios, o marketing e a propaganda, têm sido fortemente usada como formadores de opinião.

As consequências disso, é que temos pessoas com menos questionamentos e consumindo tudo aquilo que o mercado capitalista desejar vender.

As prateleiras dos supermercados passaram a oferecer produtos geneticamente modificados.  Como resultado, temos muito mais obesos e tantos outros problemas de saúde.

O ideal para o corpo humano seria consumir produtos de subsistência in Natura, como: arroz integral, açúcar mascavo, azeite de oliva, manteiga e o óleo de coco, estes são os que estão entre os alimentos que trarão maior benefício para o organismo.

Pois, auxiliam no bom funcionamento do intestino, fortalecimento do sistema imunológico e fornecimento de sais minerais importantes para a saúde.

Como hoje em dia, cada vez mais pessoas estão interessadas em conservar sua saúde e de sua família através de uma alimentação equilibrada e saudável, os integrais tem sido uma excelente opção.

Existe alguma restrição Para os benefícios do alimento integral?

Sim, existe. Como qualquer outro alimento este não deve ser consumido em excesso, afinal, você quer ou não perder peso e manter sua saúde em dia?

E então? Devemos ou não consumir Alimentos Integrais?

Com absoluta certeza sim. Como já citamos acima os integrais, são aqueles que não sofreram beneficiamento ou refinamento e conservam seus nutrientes.

Por esse motivo, alimentos como: arroz, pães, biscoitos e macarrão, todos na versão integral,  devem fazer parte do seu cardápio.

Sendo considerada boa fonte de fibras, estes, farão com que o nosso organismo funcione melhor, devido à dificuldade em ser digeridos pelo nosso corpo, mantêm-nos mais tempo saciados.

Além disso, são alimentos ricos em vitamina B, B2, B5 e B6, sais minerais, fósforo, e ferro, muito bom, não é mesmo?

Depois deste instigante bate-papo, vamos conhecer um pouco dos mitos e verdades sobre alimentos integrais?

Olha, gravei um vídeo falando sobre esse assunto!

Podemos consumir alimentos integrais todos os dias?

Esta é uma das dúvidas que surgem a respeito desse alimento e… sim, é a resposta.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), devemos consumir diariamente 25 gramas de fibras e o consumo de integrais são perfeitos para suprir essa necessidade do nosso organismo.

Os alimentos integrais tem alguma influência para melhorar a prisão de ventre?

Sim, pois esse suprimento ajuda aumentar o bolo fecal e com isso previne a constipação, pois auxilia no bom funcionamento do intestino.  Mas lembre-se não basta consumir os integrais, você deve ingerir pelo menos oito copos de água diariamente.

Alimentos integrais engordam?

Não, no entanto, como qualquer outra refeição, deve ser consumido quantidade adequada diariamente para suprir as necessidades nutricionais do organismo. Se consumido em excesso, faz com que nosso corpo acumule gordura. Lembre-se, todo excesso engorda.

Devo tirar todo alimento refinado da minha mesa?

Devemos observar que todo excesso traz prejuízo, consumimos alimentos refinados demasiadamente e consequentemente temos problemas de saúde. Assim, toda refeição realizada, deve ser tratada com responsabilidade e cuidado.

A moderação é o que traz de benefício sobre alimentação da população. Ter consciência é a melhor forma de ter uma vida saudável.

E para os diabéticos? Qual é o benefício do alimento integral?

Para os diabéticos, a melhor opção é consumir os alimentos integrais, por serem ricos em fibras a absorção da glicose será mais lenta. Isso acontece porque os carboidratos com fibras não elevam a Glicemia após a ingestão.  O que favorece o seu controle.

Integrais industrializados?!

Todos sabem que é praticamente impossível fugir dos produtos industrializados.  Os integrais industrializados conservam um pouco dos seus nutrientes, mas, sempre que possível procure consumir consumi-los in Natura.

Alimentos integrais previnem doenças?

Sim.  A ingestão de fibras diariamente ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Estudos demonstram que as fibras auxiliam no controle de gordura no sangue, assim como o açúcar e o colesterol.  E que a ingestão diária de alimentos ricos em fibras auxilia combate do Câncer de cólon e reto.

alimentos-integrais-previnem-doenças

Como você pode notar os benefícios da ingestão de alimentos ricos em fibras como é  o caso de alimentos integrais, tem auxiliado é muito no tratamento tanto da obesidade como de alguns problemas de saúde.

Apesar de todos os seus benefícios à população ainda não tem tido informações suficientes para que haja uma substituição de alimentos refinados por integrais.

Toda alimentação natural, realmente, traz muito mais benefícios para o nosso organismo do que qualquer tipo de alimento industrializado. Ter um equilíbrio alimentar, pode fazer com que cada vez mais aumente o desejo de se afastar de produtos puramente químicos.

Tomemos cuidado com nossa alimentação, com o que compramos, levamos às nossas mesas, porque é através dela que manifestaremos o amor e cuidado pela nossa família.

Espero que este artigo traga grandes benefícios para você e todos aqueles que você ama,  por isso compartilha com seus amigos! Deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para mim!

Ah! Que tal “curtir” esse artigo?

Até mais…

Gostou do artigo? Compartilhe!

    "Baixe meu E-BOOK GRÁTIS com 35 Dicas Para Emagrecer com Saúde (Garantido)!.

    Coloque seu e-mail no campo abaixo..."

       

    6 Comentários

    1. Josiane

      Amei seu artigo e o vídeo me ajudou muito não sabia sobre os cromossomos. Obrigada

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *