Entenda Como Funciona Uma Dieta Detox

Nos últimos anos tem aumentado a procura por dietas detox. A desintoxicação é o processo natural e contínuo do organismo de eliminar as toxinas do corpo. Toxinas são tudo o que pode danificar os tecidos do corpo.

mais disposição, alegria

mais qualidade de vida

Ao eliminar essas toxinas,  nosso corpo funciona melhor e consequentemente, temos mais qualidade de vida, mais disposição, alegria, bem estar. Por isso, a dieta detox faz tanto sucesso, porque ela faz uma faxina, varrendo as impurezas para fora do nosso organismo.

O fígado é um dos orgãos responsáveis por desintoxicar o organismo, ele faz a limpeza do nosso corpo agindo como filtro. Funciona assim: o fígado pega as toxinas, quebra as moléculas lipossolúveis e transforma em hidrossolúveis, fazendo com que caiam na corrente sanguínea.

Muitas vezes não conseguimos emagrecer porque, faltam nutrientes importantes para o fígado e quando isso acontece, ele não consegue quebrar todas as moléculas,  o que faz com que nosso organismo estoque gordura e não elimine.

O trabalho de uma dieta detox é desintoxicar o fígado, para deixa-lo limpo e assim trabalhar perfeitamente. Lembra que ele é um filtro? Pois é, esse filtro precisa estar livre das toxinas, para que ele consiga livrar nosso corpo de várias toxinas que ingerimos no decorrer do dia.

Você sabia que até o que aspiramos se torna uma toxina? Aquele cheiro que sentimos e não vemos é processado pelo fígado.

Existem outras maneiras de eliminarmos as toxinas e isso é o que vamos ver no próximo paragrafo.

Ajudando O Nosso Corpo

Para mantermos o corpo em ordem precisamos dar atenção ao que comemos. Uma alimentação mais próxima da natureza é fundamental, ou seja, consumir menos industrializados, pois contém corantes, várias substâncias quimicas que nosso organismo não é acostumado e sofre um bocado para se livrar delas.

Alguns alimentos são indispensáveis nesse processo de limpeza, como por exemplo o couve, brócolis, couve de Bruxelas, repolho roxo, repolho branco, nabo, rúcula. Consumir uma porção de algum desses alimentos por dia, seria muito positivo, pois dessa forma, estaríamos dando nutrientes para o nosso fígado poder funcionar melhor.

Na hora de fazer uma desintoxicação devemos lembrar também dos exercícios físicos, pois eles nos fazem suar e eliminamos muitas toxinas através do suor.

Uma simples caminhada será muito bem vinda nesse período. A caminhada é um dos exercícios mais democráticos que existe, não precisamos frequentar academia, nem tão pouco aparelhos sofisticados, basta colocar um tênis, escolher um horário confortável e sair andando, faz bem para o corpo e para mente também.

Outra maneira menos usada para desintoxicar o organismo é a sauna, pois durante uma sessão suamos muito e como já sabemos, o suor se encarrega de eliminar toxinas.

Embora, todas essas sejam excelentes maneiras de nos livrarmos das indesejáveis toxinas, existe uma que acaba sendo mais utilizada, devido a sua praticidade. Continue comigo…

Suco de Couve Detox da Dra. Gisela Saviolo

Agora, uma maneira deliciosa para fazer uma detox é através de sucos. Um dos ingredientes mais usados é a couve, por ter a proporção correta do cálcio com o magnésio. Muito versátil, pode ser misturada com uma enorme variedade de frutas.

suco-de-couve

A Dra. Gisela Savioli, nutricionista funcional ensina  uma receita muito prática e bem barata.

Vamos aos ingredientes:

02 folhas de couve higienizadas
02 maçãs também higienizadas.
No vídeo abaixo, a Dra. Gisela vai mostrar como preparar essa delicia e vai ensinar como você deve tomar.

Hum, não tem centrífuga, não tem problema! Veja no vídeo abaixo como fazer no liquidificador, veja também como fazer os gelinhos de couve! Olha, muito prático e rápido!

Como diz a Dra. Gisela, começar o dia tomando esse suco só traz benefícios, pois o suco de couve tem propriedades antioxidantes, o que neutraliza os radicais livres, combatendo a oxidação das estruturas celulares, e dessa forma prevenindo doenças como câncer, doenças cardíacas e de pele, além de ajudar no bom funcionamento das funções cerebrais e prevenir o envelhecimento precoce.

Um dos grandes segredos para manter o hábito de tomar o suco de couve todos os dias é manter os ingredientes já higienizados. Assim fica mais prático. Lavamos uma vez só, guardamos em um recipiente na geladeira e no momento de usar, tudo fica mais simples.

Podemos usar outras frutas, como por exemplo abacaxi, caju, gotinhas de limão, até mesmo colocar um pedacinho de gengibre.

Agora, um lembrete importante. Esse suco deve ser tomado em jejum, pela manhã e pronto. Essa é a dose ideal para que seu organismo possa usufruir de todos os beneficios dos ingredientes.

É importante lembrar que sempre devemos consultar um médico antes de consumir qualquer alimento.

Espero que você tenha gostado desse artigo e adoraria que deixasse um comentário falando o que achou.

Ahhh… Não esqueça de curtir e compartilhar com as amigas!

Até mais…

 

Gostou do artigo? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *