7 Exercícios Físicos Para Fazer Em Casa

Você está naquela situação, onde já se deu conta, de que precisa praticar alguma atividade física? Anda sem tempo para ir à academia? A boa notícia é que existem vários exercícios físicos para fazer em casa e alcançarmos excelentes resultados.

nosso corpo precisa de movimento

nosso corpo precisa de movimento

Todos nós sabemos a importância de nos exercitarmos. Nosso corpo precisa de movimento, para não enferrujar.

A atividade física regular é uma das coisas mais importantes que podemos fazer para nossa saúde. Aliada a uma alimentação saudável, faz nosso organismo entrar em harmonia.

São muitos benefícios como por exemplo: melhora do humor, auto-estima, queimar calorias, aumentar a disposição para realizar nossas tarefas diárias, melhora a qualidade do sono, combater o stress, melhorar o desempenho sexual e muito mais…

Hoje em dia, com a facilidade da internet, podemos encontrar aulas completas, de atividades excelentes. Ao pesquisar no Youtube, um mundo de possibilidades se abre bem na tela do nosso computador.

Existem também, programas desenvolvidos especialmente para o emagrecimento, com aulas online, ministradas por profissionais competentes e que nos traz um passo a passo simples de seguir, que trazem resultados excelentes, comprovados por centenas de pessoas. São vídeo aulas que podem ser seguidas de qualquer lugar, precisando apenas de um computador e acesso à internet. Uma facilidade e tanto! Nesses casos, precisamos adquirir esses programas, tendo assim, acesso à área de membros.

O importante é se movimentar. Encontrar atividades que nos façam felizes, que nos proporcionem bem estar.

Continue comigo que nos próximos tópicos vamos descobrir 7 exercícios para fazer em casa e alcançar ótimos resultados.

Falta Tempo Para Ir a Academia

Hoje em dia a vida anda tão corrida, que o dia deveria ter umas 48 horas, para dar tempo de fazer tudo o que precisamos não é mesmo?

academia

academia

Vejo muitas pessoas falando que, adorariam frequentar uma academia, se exercitar, cuidar da saúde, mas, que infelizmente, não conseguem encaixar essa atividade em suas rotinas.

É fato que algumas trabalham muito, perdem horas e horas no trânsito, sem falar que muitas pessoas não podem contar com ajuda nas tarefas domésticas. Então, a maioria de nós, trabalhamos fora, estudamos, cuidamos dos filhos, marido, e por aí vai, uma maratona de tarefas, que só de pensar nos deixa exaustas.

O problema é que sabemos a importância de se fazer alguma atividade física.

O nosso corpo precisa se exercitar, afinal de contas, tudo em nós foi criado para funcionar, dentro de uma harmonia perfeita, ou seja, o fato de nos alimentarmos mal, não nos exercitar, dormir menos ou mais do que o necessário, desequilibra todo o sistema, causando vários problemas de saúde, problemas hormonais. Inclusive, para conseguir emagrecer, precisamos levar em consideração nossos hormônios. Sim, eles precisam estar em equilibrio.

Mas, não é só a falta de tempo que nos faz fugir de uma academia. Com certeza, existem outros fatores, como por exemplo a vergonha.

Eu percebo que, muitas pessoas até tem o desejo de frequentar uma academia, de praticar alguma atividade física, de cuidar da saúde, mas, sentem vergonha por estar acima do peso.

Eu sei, você também sabe que uma academia é um ambiente cheio de gente bonita, sarada e que estão lá com o objetivo único, que é se exercitar certo? Mas, é lógico que elas não chegaram lá já com o corpo que tem hoje. Com certeza, chegaram acima do peso, usando camiseta folgada e calça leg.

O importante é saber que, se seu objetivo é perder peso, você não precisa necessariamente frequentar uma academia. Embora não tenha nenhum problema, muitas pessoas frequentam, conseguem bons resultados.

Por incrível que pareça, as pessoas estão mais preocupadas com seus próprios resultados. Não vão ficar observando as outras pessoas.

Existem muitas maneiras de se exercitar, construir uma saúde de ferro, sem precisar sair de casa.

No próximo tópico vamos conhecer 7 exercícios físicos para fazer em casa, que vão nos tirar do sedentarismo.

7 Exercícios Físicos Para Fazer Em Casa

1: polichinelo: Trabalha todo o corpo. A ação alternada dos braços sobre a cabeça e as pernas esticadas, aumenta nossa frequência cardíaca, estimulando o fluxo sanguíneo para uma variedade de grupos musculares.

Para realizar uma sequência de polichinelos, não precisamos de nenhum equipamento, apenas algum espaço, tênis adequado para absorver o impacto.

polichinelo

exercícios físicos para fazer em casa

Como fazer:

Antes de começar, faça um pequeno alongamento, esticando os músculos das pernas e braços. O alongamento é muito importante neste exercício, para evitar lesões.

1 – Comece assumindo uma posição ereta, com os pés juntos e os braços ao longo do corpo.

2 – Em um movimento saltar, abrindo as pernas e levantar os braços acima da cabeça.

3 – No momento do salto, trazer as pernas para o lado, na largura dos ombros, ou um pouco mais.

4 – Levantar os braços acima da cabeça. Os braços devem estar ligeiramente flexionados durante todo o movimento no ar.

5 – Voltar imediatamente esse movimento, saltando de volta para a posição inicial.

Podemos fazer de 10 a 100 repetições, dependendo da nossa saúde física.

2: corrida parada: é a corrida sem sair do lugar. A quantidade de calorias eliminadas, vai variar conforme o peso da pessoa e a intensidade do exercício. No entanto, podemos perder 400 calorias em uma hora.

corrida parada

movimento de corrida

Como fazer:

1 – Parada, realize o movimento da corrida, flexionando um joelho para trás, enquanto flexiona o braço oposto na linha do peito.

2 – Então, faça a mesma coisa para o outro lado, sempre dando pequenos saltos no lugar.

Faça séries de 30 segundos contínuos para estimular a queima de gordura.

3: flexão de braço: A flexão de braço é um dos exercícios mais simples que existe e também é um dos mais eficientes, tanto para ganhar, como para enrijecer os músculos.

flexão de braço

Entre seus inúmeros benefícios:

  • nos dá disposição para começar o dia,
  • pode ser feito em qualquer lugar,
  • trabalha e define peito,
  • é um exercício completo,
  • melhora a postura.

Esse exercício trabalha muito os músculos abdominais, por incrível que pareça, com o passar do tempo, podemos notar os benefícios de treinar em casa.

Como fazer:

1 – para fazer esse exercício corretamente, seus braços devem estar alinhados com seu peitoral e abertos em uma posição que seus cotovelos dobrem aproximadamente até 90 graus.

2 – Os cotovelos devem ser flexionados, voltados para fora.

3 – comece com uma flexão do cotovelo até que o peitoral chegue a dois dedos do chão e volte à posição inicial com a extensão do braço, mantendo o tronco firme, sem deixar o quadril cair.

Dicas importantes:

  • sempre contrair o abdômen, para evitar lesões na lombar.
  • As decidas devem ser feitas devagar.
  • Cuidado com lugares escorregadios.
  • Faça um aquecimento dos ombros, para ativar todos os músculos envolvidos.

Não tenha pressa, vamos conseguir. Precisamos ter paciência e praticar.

Podemos começar com 3 séries de 10 repetições e ir aumentando, conforme vamos nos acostumando com o exercício.

4: burpee: é o único exercício que trabalha o corpo inteiro, sem precisar de equipamentos, além de ser uma ótima rotina cardiovascular. Apresenta dificuldade alta.

burpee

  • Podemos trabalhar: coordenação e controle corporal.
  • Força
  • Resistência.

Como fazer:

1 – o movimento começa com um agachamento seguido de um rápido movimento de colocação das mãos no chão à frente do corpo

2 – chute que posiciona as pernas para trás.

3 – Então, vem o movimento de flexão e ajuste das pernas na posição de agachamento.

4 – Eleva-se o tronco e ao estender as pernas é realizado um salto com os braços para o alto.

Podemos fazer de 10 a 15 repetições e ir aumentando aos poucos.

5: prancha abdominal: é um exercício de concentração de força isométrica (sem movimentos) muito eficaz, capaz de fortalecer e enrijecer a região abdominal em menos tempo, além de trabalhar braços e lombar. Acredite, 10 minutos de prancha, divididos ao longo da semana é mais eficaz do que realizar mais de mil abdominais. Esse exercício físico fortalece, desenvolve, tonifica e define os músculos abdominais, das costas e ombros, excelente para melhorar a postura, uma ótima opção para um treino feito em casa.

prancha abdominal

prancha frontal

Como fazer prancha frontal:

1 – de bruços, você tem que apoiar os cotovelos e o antebraço no chão e deixa-los alinhados aos ombros.

2 – Com as pontas dos pés apoiadas no chão, alinhe-os com os cotovelos.

3 – O corpo tem que ficar ereto e então você deve contrair o abdômen

4 – Nessa posição, devemos ficar por 30 segundos

5 – Relaxe e faça novamente. Pode-se realizar 5 séries de 30 segundos.

Existem algumas variações para pessoas mais avançadas.

6: agachamento: exercício para parte inferior do corpo. Se realizado regularmente, ajuda a definir coxas e glúteos. Pode ser realizado pela maioria das pessoas, desde que não tenham problemas articulares ou lesões que podem ser agravados por este movimento. Pode melhorar a circulação sanguínea, a postura, a digestão.

agachamento

pés na largura dos quadris

 

Como fazer:

1 – fique em pé com os pés na largura dos quadris e os braços para baixo ao lado do corpo.

2 – Comece a baixar o seu corpo para trás, tanto quanto possível, empurrando seus quadris para trás, dobrando os joelhos.

3 – Levante os braços para frente, para dar equilíbrio.

4 – Mantenha a coluna neutra em todos os momentos e nunca deixe seus joelhos ultrapassarem as dedos dos pés.

5 – A parte inferior do corpo deve estar paralela ao chá e seu peito deve ser levantada em todos os momentos. Na hora da subida, o quadril deve subir totalmente, no mesmo ritmo dos ombros. A força está nas coxas e não nos pés, que devem estar totalmente apoiados no chão.

6 – Voltar a posição inicial.

7: elevação do quadril: excelente para os músculos das coxas e glúteos. Também chamada de elevação pélvica, a elevação de quadril é fácil e bem simples de fazer, no entanto, devemos fazer a execução correta, para que possamos aproveitar os benefícios proporcionados pelo exercício.

quadris

Como fazer:

1 – Devemos deitar de costas com os joelhos flexionados e os pés alinhados, apoiados no chão.

2 – Em seguida, faça o movimento, levantando os quadris, formando uma linha reta desde os joelhos, até os ombros. Inspire e eleve a pelve por dois segundos,  desça lentamente sem encostar o bumbum no chão. Expire. Fazer 2 séries de 30 repetições.

Como é um exercício que trabalha um único grupo muscular, é uma excelente opção para complementar exercícios como o agachamento, que utilizam ainda mais esse músculo.

 Importante: Esse exercício é contraindicado para pessoas com hérnias discais anteriores.

Esse artigo teve o propósito de informar sobre 7 exercícios para fazer em casa:

  • Polichinelo
  • Corrida parada
  • Flexão de braço
  • Burpee
  • Prancha abdominal
  • Agachamento
  • Elevação de quadril

Essas são algumas opções que podem ser feitas em casa, porém, com muita responsabilidade, para não se machucar. Existem muitas outras, como por exemplo, caminhada, pular corda, andar de bicicleta, dançar. Todas essas atividades colocam seu corpo em movimento.

Devemos lembrar que para fazer qualquer atividade física, precisamos de uma avaliação médica, para saber se estamos aptos a realizar tais exercícios. Devemos sempre preservar nossa saúde.

Espero que você tenha gostado do conteúdo desse artigo e desejo muito, que deixe um comentário. Gostaria de saber sua opinião!

Ah! Lembre-se de curtir e compartilhar ok?

Até a próxima

Fontes de Pesquisa:

http://www.wikihow.com/Perform-Jumping-Jacks

http://www.dietaesaude.net/corrida-estatica-faca-em-casa-ou-trabalho-e-queime-ate-400-calorias/

http://horadotreino.com.br

http://mundoboaforma.com.br

http://vivomaissaudavel.com.br

 

 

 

 

Gostou do artigo? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *