Maná do Século XXI – Biomassa de Banana Verde

Existem muitas pessoas em busca de um estilo de vida mais saudável, isso inclui ingerir alimentos mais naturais, eliminando ao máximo, os industrializados. É fato que se libertar de um estilo de vida, onde o fast food nos parece mais atraente, exige um certo grau de determinação e comprometimento, pois, devido a correria dos tempos modernos, muitas vezes, torna-se inevitável, comer algo que já venha pronto ou de preparo rápido.

A cada dia, novos alimentos funcionais são descobertos, para a alegria dos adeptos a uma vida com mais saúde.

biomassa-banana-verde

biomassa de banana verde

Uma grande prova disso é a biomassa de banana verde, que é um composto 100% natural e pode ser preparado em casa. É pouco calórica e possui baixo índice glicêmico. Pode substituir o leite condensado, creme de leite, leite e a maionese na preparação de vários pratos.

Ao longo desse artigo você vai entender, porque esse composto está sendo considerado o “maná” do século XXI.

Yes, Nós Temos Bananas

Sempre tive dificuldades em aproveitar os alimentos na sua totalidade. Acredito que  muitas pessoas também passam por isso, pois, na maioria das vezes, alimentos riquíssimos em nutrientes ficam esquecidos e injustiçados.

Vejamos a banana, que geralmente é consumida madura, agora caiu nas graças dos que procuram manter um corpo mais saudável, livre das gordurinhas, sendo consumida verde, como farinha ou até mesmo como biomassa, que é uma espécie de purê, bem versátil, podendo ser utilizada na preparação de vários pratos, tornando fácil introduzir esse alimento no nosso dia a dia.

Essa biomassa possui vitamina A que é importante para a saúde dos olhos, pele e contribui para o crescimento, vitaminas do complexo B, B1, B2 e B3, que ajudam o organismo a utilizar essas substâncias. Rica em potássio, manganês e fósforo.

No seu livro Yes, Nós temos Bananas, Heloísa de Freitas Valle,  revela a riqueza da biomassa da banana verde, que pode ser usada para reforçar o valor nutritivo dos alimentos, além de combater o desperdício, a desnutrição e a fome. Veja o que ela fala sobre sua descoberta, nessa entrevista concedida a TV Canção Nova.

Sendo a quarta cultura mais importante do planeta, a banana representa grande parte da alimentação diária de mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo.

O Alto teor nutritivo da biomassa da banana verde, desenvolvida por Heloisa, foi reconhecido e atestado por especialistas das Universidades de São Paulo e Federal de São Carlos.

No tópico abaixo vamos entender, como a biomassa pode ser benéfica para a nossa saúde.

Então, continue comigo…

Mas, afinal de contas, para que serve essa biomassa?

Essa preparação feita com bananas verdes cozidas, se destaca por possuir quantidades significantes de amido resistente que é uma espécie de fibra não digerida. Como o aparelho digestivo não consegue digerir, este tipo de fibra serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino, contribuindo para o desenvolvimento da microbiota intestinal, que quando está saudável produz uma substância chamada butirato, um aminoácido que é um combustível para os anticorpos do intestino terem mais força para atacar os invasores.

A microbiota saudável também produz uma substância chamada citocina anti-inflamatória capaz de elevar a imunidade, fazendo com que os anticorpos trabalhem com mais eficiência.

Contribui para o emagrecimento porque as fibras evitam o pico de glicose, o que proporciona sensação de saciedade por mais tempo.

Ao consumir alimentos ricos em amido resistente, como a biomassa da banana verde, reduzimos o risco de diabetes, auxiliamos o controle de açúcar no sangue e prevenimos doenças do coração, além de reduzirmos os níveis de colesterol no sangue. Isso me parece muito bom e você, o que acha desses benefícios?

Mas, com todas essas vantagens ao consumir a biomassa de banana verde, será que o consumo é liberado?

Isso é o que vamos ver a seguir…

Medida Exata

Não existe uma medida exata, porém, o indicado é não ultrapassar o consumo de duas colheres de sopa da biomassa de banana verde por dia. Embora não apresente contraindicações para o consumo desse alimento, é importante lembrar, que todo alimento deve ser consumido com moderação.

Lembrando que pessoas que tem alergia à banana, deve evitar essa biomassa.

De olho no preparo

Pelo que pude constatar, é extremamente fácil preparar essa biomassa de banana verde. O importante é que as bananas sejam realmente verdes e não as bananas climatizadas, onde apenas as cascas estão verdes.

biomassa-de-banana-verde

Como preparar a biomassa de banana verde

Muitas pessoas tentam prepará-la em casa, mas, acabam errando no tempo do cozimento, ou até mesmo, utilizam a água que as bananas foram cozidas, para fazer o preparo, o que torna a massa amarga.

Para evitar que você perca tempo e dinheiro, no preparo da sua biomassa de banana verde, eu trouxe essa receita que a Bela Gil, ensinou em seu programa “Bela Cozinha”, exibido pela GNT.

Vamos aos ingredientes:

  • 03 bananas verdes

Modo de preparo:

1 – Corte a banana verde do cacho com a ajuda de uma faca ou tesoura, lave as bananas e leve para a panela de pressão com água suficiente para cobrí-las. Tampe a panela, leve à pressão e quando atingir a pressão, abaixe o fogo e deixe ferver por oito minutos.

2 – Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.

3 – Abra a panela de pressão com cuidado, retire as bananas e abra a banana com a ajuda de uma faca.

4 – Retire a polpa, leve ainda bem quente no liquidificador e bata com o mínimo de água ( a água precisa estar morna, mas, não utilize a água do cozimento, pois isso faz sua biomassa ficar com gosto amargo) até virar uma pasta bem cremosa.

5 – Guarde na geladeira para fazer, pães, bolos, mousse, engrossar sopas, molhos diversos,  etc. por aproximadamente 3 dias.

Receita de brigadeiro sem leite, utilizando a biomassa de banana verde

É fato que muitas pessoas conhecem a biomassa de banana verde, sabem dos seus benefícios, mas, não sabem como introduzir essa maravilha nas suas refeições.

Por ser bem versátil, pode ser utilizada para fazer pratos doces e salgados, sem alterar o sabor.

Brigadier biomass-to-banana-green

Eu encontrei uma receita de brigadeiro, que além de ser fácil, muito saborosa, pode ser consumida por toda a família.  Essa receita está no site gnt.globo.com, onde a nutricionista Bela Gil, ensina várias outras receitas incríveis.

Vamos à receita:

Ingredientes:

  • Biomassa de 2 bananas verdes pronta (conforme a receita acima)
  • 05 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 03 colheres de sopa de cacau em pó
  • 01 colher (chá) de manteiga ghee (opcional)
  • 05 gotas de essência de baunilha

Modo de preparo:

  1. Bata tudo no liquidificador.
  2. Faça as bolinhas e passe em castanhas trituradas, cacau nibs (cacau granulado), pistache, amêndoas, ou o que preferir.
  3. Embora essa receita seja feita com a biomassa de banana verde, é preciso consumir com moderação, pois contém açúcar. Essa é uma maneira deliciosa de incluir a biomassa no seu dia.

Muitas pessoas estão entendendo a importância de se manter uma alimentação saudável, equilibrada, para poder usufruir de uma vida com mais saúde, mais disposição.

A descoberta de alimentos como essa biomassa de banana verde, vem acrescentar nutrientes no prato de quem está aderindo a este estilo de vida e de uma maneira prática, fácil e barata.

Espero que esse artigo tenha sido útil e desejo, de verdade, que você deixe um comentário, para eu saber sua opinião a respeito do que eu escrevi.

Gostou do artigo? Compartilhe!

    14 Comentários

    1. Josiane

      Nossa Edvania, eu não sabia de tudo isso uma vez vi uma receita e era assada, dava tanto trabalho que desisti vou procurar bananas verdes, e mudar minha vida. Obrigada

    2. É incrível como podemos encontrar na própria natureza, os componentes que precisamos para realmente levar uma vida saudável e até mesmo fazer comidas saborosas!

      Gostei muito dessa sua dica, é uma dica criativa e de reaproveitamento consciente!

      Parabéns pelo excelente conteúdo, eu confesso que não conhecia sobre a “biomassa da banana verde” e nem poderia imaginar que desse pra fazer tanta coisa boa com ela!

      Grande abraço e sucesso sempre!

      • Obrigada Nayara! Realmente, a biomassa de banana verde é surpreendente, muito versátil e traz muitos benefícios para a saúde!

    3. Oi, Edvania.
      Já tinha escutado falar da Biomassa de banana verde, mas não sabia que ela era tão benéfica.
      Seu artigo está muito esclarecedor!
      Parabéns pelo trabalho!

    4. Puts, até hoje eu não sabia que Banana verde tinha tanta serventia assim. Parabéns Edvânia por passar esse conteúdo Top pra gente. Existem métodos tão simples e que uma grande maioria não sabe nem que existe. Mais quando pessoas assim como você dedica seu tempo é levar informações de qualidade, fica tudo mais fácil e simples!

      • Obrigada Samário! Fico muito feliz em saber que meu trabalho está valendo à pena!

    5. muito bom o seu artigo Edivania.. Não conhecia muito isso parbaéns

    6. Nossa eu amei esse artigo. Estava há algum tempo procurando conhecer mais a respeito da biomassa de banana verde, principalmente por causa do brigadeiro. Vou seguir suas dicas. Obrigado!

    7. Huuumm, adoro biomassa de banana verde! Criei altas receitinhas pra utilizar ela e em uns 15 dias já comecei a notar diferença na minha barriga. Essa do brigadeiro é novidade pra mim. Gostoso e saudável. Bom demais!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *