Manteiga Ghee – Descubra 10 Benefícios Desse Alimento Milenar E Veja Como É Fácil Preparar

Você provavelmente já ouviu falar na manteiga ghee, mas, não tem a mínima ideia para que serve e deve estar se perguntando, porque resolveram ferver a manteiga tradicional, para extrair esse alimento.

Bom, posso lhe adiantar que essa não é uma moda passageira. Na Índia é fortemente utilizada na culinária, assim como para tratamento de saúde!

manteiga ghee

Felizmente, essa preciosidade foi descoberta e trazida para a nossa cultura. Apesar de ainda desconhecida, já tem muitos fãns, principalmente pessoas com intolerância a lactose e a caseína.

Apesar de muito saudável, precisamos consumir com moderação já que uma colher de sopa tem 127 calorias! Em 100 gramas temos 849 calorias.

Esse é um daqueles alimentos que vale à pena a gente consumir, então, continue comigo que nos próximos parágrafos, vamos descobrir o que é manteiga ghee ou ghi, 10 benefícios para a nossa saúde  e vamos aprender a preparar em casa, de forma simples, seguindo um passo a passo em vídeo.

O Que É Manteiga Ghee?

Essa manteiga clarificada vem sendo usada há milhares de anos. É um dos alimentos saudáveis mais antigo, sendo o primeiro uso conhecido de manteiga em 2000 a.c.

medicina ayurveda

Medicina Ayurveda

Na cultura indiana e na medicina Ayurveda (medicina tradicional indiana) é utilizada como um alimento curativo e rejuvenescedor.

É feita a partir do leite de vaca e passa por um processo de retirada dos resíduos sólidos e impurezas, inclusive, eliminando traços de lactose.

É uma fonte mais concentrada de gordura de manteiga, sendo removido a humidade e outros produtos lácteos sólidos.

Ghee é rica em antioxidantes naturais. Os ácidos gordos, presentes nesse alimento são metabolizados e utilizados pelo fígado e imediatamente são transformados em energia, e praticamente não são armazenados em forma gordura pelo nosso corpo.

A manteiga ghee dura em torno de 6 a 8 meses, mesmo em temperatura ambiente, isso acontece devido ao baixo teor de umidade, presença de fosfolipídios, baixos níveis de acidez e antioxidantes naturais. Durante a fabricação, destrói também a maioria das bactérias, dos microrganismos, devido ao tratamento de alta temperatura utilizada, o que a torna pura e resistente à deterioração.

Um dos benefícios da ghee é associado a sua ajuda na absorção de nutrientes, já que tem efeito ligeiramente alcalinizante no corpo, enquanto que a manteiga tem um efeito ligeiramente acidificantes.

10 Principais Benefícios da Manteiga Ghee

meditation

1 – Pode atingir altas temperaturas sem queimar:  A maioria dos óleos que podem atingir altas temperaturas, vendidos hoje (óleo de amendoim, óleo de soja, de milho e de canola) são óleos de cozinha geneticamente modificados e que não são considerados saudáveis para o consumo.

2 – Rica em gordura solúvel, vitaminas A, D e E: Ao usar a manteiga ghee para cozinhar, podemos aumentar a ingestão de vitamina A, pois em alguns casos, devido a certas doenças, como pancreáticas, sensibilidade ao glúten, ou síndrome do intestino solto, podemos ter problema de absorção da vitamina A.

Durante os meses de inverno, torna-se difícil para o nosso organismo produzir vitamina D, pois precisamos ficar expostos à luz solar. Ghee nos beneficia nesse ponto, melhorando a humidade, além de conter vitamina E, que ajuda a reparar a pele danificada, equilibrar hormônios, melhorar a visão e equilibrar o colesterol.

3 – Adequada para quem tem alergia ao leite, intolerância a caseína: A maioria das pessoas que tem sensibilidade a caseína ou lactose, podem se beneficiar consumindo a manteiga clarificada, já que esses elementos são removidos (restando alguns traços) através do preparo.

4 – Se for feita a partir de vacas alimentadas com capim, contém CLA: estudos iniciais indicam que pode ajudar a reduzir tumores, diminuir o colesterol e a pressão alta, reduzir a inflamação e  a gordura corporal.

5 – Contém butirato ou ácido butírico: que é um ácido gordo que atua como um desintoxicante e melhora a saúde do cólon. No entanto, segundo os pesquisadores, mais estudos precisam ser realizados, para explorar ainda mais como butirato pode afetar os níveis de insulina em seres humanos.

6 – Tem gosto de manteiga: O processo de preparação da manteiga ghee, extrai gorduras do leite e água, o que acaba intensificando o sabor. Por isso, vamos precisar utilizar uma quantidade menor, para alcançar a satisfação.

7 – Constrói ossos fortes porque contém vitamina K2: Estudos mostram que a vitamina K2 fortalece os ossos melhor do que o cálcio, ajuda a proteger contra cárie dentária, ajuda o crescimento adequado e desenvolvimento dos ossos e protege contra a calcificação das artérias, também conhecida como aterosclerose.

8 – Ajuda a perder peso: Como o óleo de coco, a ghee realmente ajuda a queimar outras gorduras no nosso organismo, levando à perda de peso. Segundo a ayurvédica, ajuda a melhorar a vesícula biliar. Acredita-se que realmente atrai outras gorduras e remove toxinas, que são difíceis de eliminar.

9 – Melhora a digestão: O butirato presente na ghee estimula a conversão de fibras em mais ácido butíruco, essencial para a desintoxicação e eliminação de outras gorduras e toxinas. Além disso, inclue o aumento de ácido gástrico e auxilia na melhora da digestão.

10 – Reduz a inflamação: ghee beneficia nosso corpo criando um sistema mais alcalino, que em geral reduz a inflamação. Geralmente, a inflamação é a base da maior parte das doenças, incluindo doença de Alzheimer, alguns tipos de câncer, níveis elevados de colesterol, artrite e asma.

A manteiga ghee pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou indianos e pode ser preparada facilmente em casa.

Anote os ingredientes:

  • 01 pote de manteiga sem sal
  • 01 escumadeira
  • 01 peneira de malha fina
  • 01 pote de vidro

Assista esse vídeo do canal Temperando, e veja como  é simples e fácil preparar a manteiga ghee:

Preparo:

Coloque a quantidade desejada em uma panela e coloque em fogo médio até derreter.

Com apenas alguns segundos, a manteiga se vai se tornar um liquido e vai formar uma espuma branca.

Com a ajuda da escumadeira, vá retirando toda essa espuma.

Quando não houver mais espuma e o liquido estiver totalmente transparente e amarelo, está pronto.

Tire do fogo. Espere esfriar

Coe depois de fria e coloque em um pote de vidro.

Está pronta para consumir.

Agora, munida dessas informações, que tal experimentar a manteiga ghee e nos contar o que achou?

Mesmo sendo considerado um alimento super saudável, é sempre importante buscar a opinião do seu médico! Principalmente se tem intolerância à lactose ou a caseína! Só um profissional especializado, poderá lhe orientar a respeito de qualquer substância.

Espero que esse artigo tenha sido útil e desejo, de verdade, que você deixe um comentário. Gostaria muito de saber sua opinião.

Ah! Lembre-se de curtir ok?

Compartilhe esse artigo com seus amigos.

Até a próxima

Fontes:

Draxe.com

www.quora.com

Gostou do artigo? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *