Manter o Foco Positivo Emagrece Mais do Que Dieta!

Sinceramente, você é uma pessoa positiva ou negativa? Na maioria das vezes, seus pensamentos estão nos problemas ou nas soluções? Acredite ou não, manter o foco positivo pode transformar nossa maneira de ver as situações e facilitar nossa vida!

foco positivo

foco positivo

Outro dia recebi uma mensagem do Edson Burguer(coaching especializado em emagrecimento) no meu wathsapp, que falava justamente dessa questão e eu percebi uma coisa, eu não acredito em pensamento positivo!

Posso imaginar que choquei você com essa afirmação, mas é verdade.

Eu descobri que, o foco no positivo é uma ação acertiva em direção ao que desejamos. Já o pensamento positivo, tem alguns aspectos um tanto perigosos.

Agora, pense comigo, se ficarmos tentando ter pensamentos positivos, achando que isso vai mudar alguma coisa, na sua opinião, muda mesmo? O que pode acontecer é nos depararmos com a frustração de não acontecer o que desejamos.

Eu já ouvi várias pessoas dizendo que usaram pensamentos positivos para emagrecer e nada. Elas relataram que comiam dizendo: isso não vai me engordar, isso não vai me engordar…

Agora, o que vai fazer diferença mesmo na nossa vida é o foco positivo. É nos concentrarmos naquilo que queremos de verdade.

Continue comigo…

Tenha Foco Positivo! Se Concentre Nas Soluções! 

Veja bem, se você se concentra nas dificuldades para emagrecer, nas dividas para pagar, nos problemas com seu chefe, nas brigas com o namorado(a), com as notas baixas do filho(a), simplesmente, você vai atrair mais problemas relacionados a isso, ou seja, mais impedimentos para emagrecer, mais e mais problemas com seu chefe e assim por diante.

buscar-caminhos

Buscar caminhos que nos leva para soluções

Por outro lado, quando começamos a buscar caminhos que nos leva para soluções, decidimos o que é importante, identificamos o que queremos no lugar do que não queremos, aí sim, as coisas mudam de figura.

Ao invés de dizer: “eu não quero mais” determinada situação que esteja incomodando, precisamos decidir o que queremos colocar no lugar e isso é foco no positivo. Se trocarmos a frase, “eu não quero mais ser compulsivo”, pela frase: ”eu quero ser uma pessoa que come nas quantidades e nos horários certos, tudo que gosto”, estaremos fazendo uma afirmação positiva. Outra frase: “eu não quero mais ter preguiça para fazer atividades físicas”, poderia ser: “eu quero ter mais disposição para fazer atividades fisicas, ser mais ativo(a), alegre”.

Quando colocamos nosso foco em determinada ação, nosso pensamento é direcionado e começamos a buscar soluções e são as ações que são capazes de mudar nossa vida.

Se por exemplo, pensamos em como emagrecer em uma semana, nosso pensamento automaticamente é direcionado em busca de soluções, para que nosso objetivo seja alcançado. E então procuramos algo como sopas, chás, detox, dietas, algo que nos faça realmente perder peso em 7 dias. Você está totalmente focado(a) em emagrecer no período que determinou. A mesma coisa acontece, quando decidimos viajar. Involuntariamente, nosso pensamento é levado a buscar por soluções, começa a traçar um plano, para que nosso desejo seja concretizado.

Percebeu aqui a chave de todo o processo? O pensamento é levado para onde colocamos o foco.

Então, que tal a partir de agora, sempre que você se pegar pensando em algo que não queira, mude rapidamente o foco, para uma frase afirmativa. Pergunte-se sempre:

O que eu quero ao invés disso?

O que eu quero para minha vida?

O que eu posso fazer para mudar essa situação?

Manter Uma Atitude Positiva Muda O Mundo

A única barreira que nos separa dos nossos objetivos está na nossa cabeça.

Claro que é importante, ter sempre uma atitude positiva, ser uma pessoa otimista diante da vida, diante dos problemas, sempre pensando que vai dar certo.

fitness

atitude positiva

Os pensamentos positivos precisam estar presentes, eles devem fazer parte do nosso dia. Lembrando sempre de manter o foco nas soluções e não nos problemas.

Sinceramente, acredito que o foco no positivo seja mais eficiente do que dieta para emagrecer, porque mudando a maneira de pensar, levando seu pensamento para longe do que você não quer e passar a afirmar o que realmente deseja, pode operar milagres.

Lembra aquilo que você queria muito e colocou todas as suas forças ali e acabou conseguindo? Com certeza, você foi bastante determinado(a) e direcionou seu foco para resolver aquela situação.

A maneira com que cada individuo lida com suas emoções, pode dificultar ou favorecer a sua capacidade de pensar e assim superar os seus problemas, para alcançar seus objetivos. Ou seja, a imagem que cada pessoa tem de si mesma regula a energia interior necessária para buscar ações.

Muitas pessoas desanimam facilmente, porque se consideram incapazes de fazer algo. O desânimo é sedutor. É mais fácil pensar: “eu não quero mais ser assim”, e nada acontecer, do que pensar: “quero ser diferente, quero mudar essa situação” e descrever a situação desejada e ainda por cima, ir em busca de situações que levam a mudanças reais.

As pessoas que superam as próprias fraquezas e buscam forças para atingir suas metas, são consideradas um exemplo de alta resiliência, que é a capacidade de lidar com problemas e impulsionar suas vidas. Elas mantém o foco no positivo, mantém seus pensamentos voltados para as soluções.

Cada pessoa deve encontrar a melhor solução para si mesma. O que é bom para um, pode não ser bom para o outro.

De nada adianta querer mudar para agradar alguém. O desejo de agradar a si mesmo(a), de transformar a si mesmo(a) com certeza, vai trazer mais disposição, comprometimento e os problemas que surgirão no caminho, não vão passar de contratempos.

Pense comigo, muitas vezes tentamos emagrecer, travando uma verdadeira guerra. Somos capazes de comer aqueles alimentos, dos quais não gostamos de jeito nenhum e o que acontece? Logo largamos tudo e não conseguimos êxito, simplesmente porque emagrecimento duradouro não combina com alimentação sem graça, verdadeiras batalhas contra o desejo de comer.

Por isso, perder peso ou até mesmo, manter o peso conquistado é acima de tudo, um processo constante, onde a pessoa adquire hábitos saudáveis diariamente, os quais deverão ser mantidos de forma racional e prazerosa. E para isso, é preciso manter o foco, determinação, comprometimento.

Eu gosto muito dessa frase de Albert Einstein: “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”

Que tal mudar o foco positivo e levar seus pensamentos para onde habitam as mudanças?

Espero sinceramente, que esse artigo possa ter lhe ajudado de alguma forma. Gostaria que deixasse um comentário para eu saber sua opinião.

Até à próxima…

Gostou do artigo? Compartilhe!

    14 Comentários

    1. Nayara de Melo

      Esse artigo realmente é poderoso, pois como você mesmo disse, manter o foco é uma atitude completamente positiva e até pode mudar o mundo da gente!

      Se a gente deixar os pensamentos positivos tomarem conta da nossa mente, e irmos em busca dos nossos objetivos focados nele, conquistaremos grandes êxitos, não apenas no emagrecimento como em muitos outros aspectos da nossa vida!

      Parabéns pelo conteúdo abordado aqui!

      Acredito que estará ajudando muitas pessoas com essas dicas aqui que são fundamentais pra gente!

    2. Independente do que você vai fazer, se manter focado é o que te faz ter resultados positivos. Quem deseja emagrecer tem de se manter focado e seguir um método que realmente funcione. Suas dicas foram excelentes e motivadoras Edvania!

      • Obrigada Samario! Realmente, precisamos manter o foco para alcançar o sucesso, em qualquer area!

    3. Excelente artigo Edvania, manter o foco positivo durante uma dieta é realmente difícil mas com esse super artigo, com certeza vai ajudar muitas pessoas a manter se manter positivo.

    4. Excelente artigo Edvania!
      Concordo com você, temos que focar nas soluções!
      Quem está querendo emagrecer precisa ler esse seu artigo, está muito motivador!
      Parabéns pelo trabalho!

    5. Muito interessante este seu artigo sobre como manter o foco para emagrecer.. está de parabens

    6. Manter a dieta pra mim é sempre a parte mais difícil. Precisa de muito controle mental.

      Principalmente com o vício em hamburguer é chocolate… rsrs

      • Olá Eduardo! Obrigada por deixar seu comentário. Olha, eu posso te dizer, com propriedade, que esses “vícios” você consegue vencer. Afinal, somos mais fortes do que a comida. Eu venci o meu por leite condensado, e olha que eu chegava a tomar uma lata inteira de uma só vez, virava mesmo na boca. Depois que aprendi uma técnica super poderosa, não coloquei mais nenhuma gota na boca.

    7. Opa tudo bem Nossa essa palavra foco e uma das coisa que o ser humano guando que uma coisa e determina ele consegui com ajuda do nosso DEUS.
      Lembro uma coisa que meu avô me falo quando fui para missão angola nunca perca a fé e o seu foco

      • Olá Everson! Com certeza, essa palavra é poderosa! Obrigada por deixar seu comentário!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *