O Que É Fome Emocional?

 

 

Você costuma sentir fome fora de hora? Vontade de comer algo que, na verdade, nem você sabe o que é? Ou então, aquele desejo incontrolável de comer, comer, comer?

Pois é, isso pode ser fome emocional. E esse tipo é o que mais gera processos inconscientes de autossabotagem. Ela surge da necessidade de compensar sentimentos, emoções negativas, como por exemplo: medo, raiva, frustração, culpa, ansiedade, angústia, insatisfação com alguma área de sua vida, estresse, sentimento de abandono, rejeição, magoa e todo o sentimento que você possa imaginar.

Você certamente sabe como se alimentar de maneira correta, ou seja, sabe o que deveria comer, para se manter mais magra, no entanto, você provavelmente:

  • sente atração por alimentos que engordam,
  • procura sentir-se sempre cheia,
  • pensa em comida o tempo todo.

Para vencer a fome emocional é preciso adquirir equilíbrio emocional, ou seja,  precisa descobrir qual ou todos os sentimentos e emoções negativas que estão causando o problema.

Tomar o controle sobre os alimentos é super importante! Todas as pessoas utilizam o ato de comer em algum momento, para saciar um problema emocional. Isso é normal, no entanto, isso não pode fujir do controle.

Comer é um ato natural. É biológico. Você precisa se alimentar para permanecer viva, senão, vai acabar doente. Mas, precisa ingerir alimentos que tragam benefícios para a sua saúde. Seu corpo não precisa de comidas carregadas de calorias e zero nutrientes.

O melhor caminho para tentar eliminar essa situação é a auto observação. Sim, você mesma pode observar em que momento surge o desejo de comer algo fora de hora e qual o sentimento que veio junto com essa vontade. A partir dessa consciência, você deverá ser capaz de adotar novos hábitos.

Veja bem, nenhuma dieta poderá funcionar, se as questões emocionais não estiverem resolvidas. Para que qualquer projeto relacionado a perda de peso se torne possível,  é preciso que você esteja realmente motivada.

É sempre importante procurar a orientação de um profissional na área. Com certeza, ele poderá lhe orientar qual o melhor caminho à ser seguido.

Gostou do artigo? Se gostou clique em “curtir” ou compartilhe com um amiga e ajude a promover esse blog. Adoraria saber sua opinião sobre o que acabou de ler.

 

 

 

Gostou do artigo? Compartilhe!

    "Baixe meu E-BOOK GRÁTIS com 35 Dicas Para Emagrecer com Saúde (Garantido)!.

    Coloque seu e-mail no campo abaixo..."

       

    6 Comentários

    1. no meu caso, quando fico ansiosa ou nervosa não consigo comer… mas a maioria sai comendo tudo que vê! aí que mora o perigo!

      • Edvania Romero

        Sim Juliana! A fome emocional é um dos principais sabotadores, quando o assunto é emagrecer! Obrigada por deixar seu comentário!

    2. Olá Edvania Romero gostei muito do artigo bem esclarecedor, eu já passei por isso e acredito que muita gente tem este problema e como você disse se o emocional não estiver bem nada vai funcionar. Obrigado por compartilhar estas informações.

      Att,
      Glauco

      • Edvania Romero

        Obrigada Glauco!

    3. Adorei é verdade a fome Emocional Agente acostuma sentir fome fora de hora o que acaba prejudicando. mais podemos Tomar o controle sobre os alimentos. É sempre importante procurar a orientação de um profissional na área.

      • Edvania Romero

        Que bom que gostou do artigo Jorge! Obrigada por deixar sua opinião!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *