Por Que É Difícil Perder Barriga?

Sinceramente, quem não quer perder barriga e ficar mais confiante, atraente? Poder usar uma calça jeans que caia bem é o sonho de muita gente!

É fato, que as pessoas andam se alimentando muito mal, utilizando-se mais de comidas industrializadas, o que acaba causando uma desordem hormonal, desequilibrando todo o funcionamento do corpo humano.

Muitas pessoas não praticam exercícios, ou quando praticam, na maioria das vezes, executam de maneira errada ou até mesmo, não conhecem os exercícios mais indicados para perder barriga. O sono também tem papel importante nesse processo.

como-perder-barriga

Vou te explicar de maneira simples e direta, a lógica por trás da gordura abdominal, pois isso eliminará um grande problema que incomoda milhares de pessoas que se exercitam, fazem dietas, mais ainda assim, não conseguem alcançar seus objetivos de conquistar um corpo mais leve.

Preparada?

Um dos fatores que dificultam a queima da gordura abdominal é a quantidade de receptores(como se fossem ventosas) presentes nas células de gordura. Um tipo de receptor é conhecido como “alfa-2” e o outro é chamado de “Beta-3”.

Os receptores Beta-3 aceleram a lipólise (queima de gordura corporal e a melhor maneira de conseguir isso é através de atividade física) e os receptores Alfa-2 impedem essa queima.

Por esse motivo é mais difícil perder gordura da barriga, pois nesta região a tendência é ter maior concentração de receptores Alfa-2.

Bom, esse seria um dos fatores. Ao longo do texto, vou trazer informações que me abriram os olhos.

Continue comigo, e vamos fazer descobertas incríveis, inclusive, vamos descobrir a solução para eliminar de vez, esse problema que tanto nos pertuba.

Sem vergonha de ir à praia

sem vergonha de ir a praia

Sem vergonha de ir a praia

Muitas pessoas não se sentem confortáveis de ir à praia, porque não se sentem à vontade com o próprio corpo. Uma grande parte da população mundial quer perder barriga.

Você já deve ter se perguntado por que é tão difícil perder a gordura da barriga? Realmente, a gordura localizada na região abdominal apresenta maior resistência em ser eliminada, assim como a gordura das coxas, quadris, costas.

É fato que as pessoas querem se sentir bem, atraentes, com autoestima elevada. Se você não está contente com que vê quando se olha no espelho, todo um processo interior se inicia e automaticamente, a autoestima sofre.

e-book

Descubra como a gordura da barriga pode prejudicar sua saúde e como acabar com ela!

Cadastre seu e-mail e baixe o e-book grátis!!!

 

 

Um dos caminhos para reverter essa situação é manter a boa forma e é claro, eliminar a famosa barriguinha. Com certeza, isso fará com que você dê um chega pra lá no baixo astral, melhore e muito a sua relação consigo mesma, se respeitando, tratando-se com amor e carinho.

Eu sei que andam pregando por aí, que emagrecer é muito difícil, que perder a barriga é quase impossível, principalmente depois de certa idade. Eu posso lhe garantir que na verdade é mais simples do que parece.

É claro que depende de um certo grau de comprometimento, mas, se você deseja mesmo é só seguir o caminho certo, não acreditar em tudo que andam falando por aí.

Continue comigo…

A dança dos hormônios

hormonios

A dança dos hormônios

Acredito que você já deve ter escutado que,  aquela gordura que se aloja na região abdominal é prejudicial para a nossa saúde. É um indicador de desequilíbrio hormonal.

Os hormônios controlam cada aspecto da perda de peso, incluindo o nosso metabolismo, em que partes do corpo  armazenamos  gordura, o apetite e até mesmo nossos desejos. Ou seja, qualquer tipo de desequilíbrio hormonal vai sabotar qualquer esforço para emagrecer.

A gordura extra da barriga, pode indicar um ou mais dos seguintes desequilíbrios hormonais:

  •  Elevados níveis de estrogênio: a gordura abdominal em homens aumenta a conversão da testosterona em estrógeno. Como há um aumento nos níveis de estrogênio, a tendência é acumular mais gordura abdominal. O risco de câncer de próstata também aumenta.

Uma mulher na pre menopausa, com altos níveis de estrogênio, provavelmente terá muita gordura corporal em torno dos quadris e dificuldade para perder peso. Uma dica para ajudar o corpo a se livrar do excesso de estrogênio é consumir chá verde, açafrão.

  • Baixos níveis de testosterona: à medida que a gordura abdominal converte para estrogênio, os níveis de testosterona diminuem. Enquanto estamos sob estresse, nosso corpo tende a liberar mais hormônio do estresse (cortisol) do que a testosterona.

Os níveis de testosterona tendem a diminuir com o envelhecimento, obesidade e estresse. Nos dias de hoje, as pessoas vem enfrentando a diminuição da testosterona muito cedo, devido a vida corrida.

Esse dado é muito preocupante, considerando que baixos níveis de testosterona vem sendo associados a depressão, obesidade, osteoporose, doenças cardíacas.

Pesquisadores da Universidade de Washington, descobriram que baixos níveis de testosterona são responsáveis pela barriguinha e também descobriram que regulando esse hormônio, pode levar a perda de gordura corporal.

 

  • DHEA baixo (um hormônio da glândula adrenal): DHEA é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais. Ajuda a compensar os efeitos negativos do cortisol. Influencia nossa capacidade de perder gordura e ganhar músculos. Aumenta a libido e nos ajuda a nos sentir motivado, jovens. Quando esse hormônio está em baixa, seu corpo sofre os efeitos.

 

  • Níveis baixos do hormônio do crescimento: Este hormônio afeta praticamente todas as células do nosso corpo e tem grande impacto sobre nossos sentimentos, ações e aparência. A tendência é diminuir com a idade.

O hormônio do crescimento é liberado durante o sono profundo e enquanto nos exercitamos. É essencial para a reparação dos tecidos, construção muscular, densidade óssea e composição corporal saudável.

Quando dormimos em total escuridão, a melatonina é liberada, causando um leve desaquecimento do corpo, o que libera o hormônio do crescimento e acontece a mágica. Ao dormimos com as luzes acesas ou comemos muito perto da hora de dormir, o processo natural não acontecerá.

Dormindo em ambiente escuro e incluindo atividade física de pelo menos 30 minutos, três vezes por semana, pode-se, naturalmente, aumentar os níveis de hormônio do crescimento no nosso corpo.

  • Elevados níveis de insulina: a insulina é uma substância essencial. Sua principal função é a de processar o açúcar na corrente sanguínea e leva-lo para as células, para ser usado como combustível ou armazenado como gordura. O excesso de insulina no sangue é prejudicial a saúde, causando sérios problemas como por exemplo Diabetes. A resistência à insulina também pode ser atribuída à falta de exercícios, abuso de bebidas alcoolicas, estresse, excesso de gordura corporal.

 

  • Cortisol: O estresse é um dos grandes responsáveis pela gordura abdominal. Quando você está sob estresse, você libera um hormônio chamado cortisol, importante hormônio para a sobrevivência humana. Sempre que seu corpo experimenta qualquer tipo de estresse (físico ou mental), seu corpo libera cortisol, que, em seguida inicia uma cascata de outras reações fisiológicas necessárias para manter o funcionamento do seu corpo.

Em situações normais, a produção de cortisol dura apenas um curto período de tempo e depois todas as funções metabólicas voltam ao normal.  No entanto, as coisas podem dar errado, porque, as tensões que causam a liberação do cortisol ocorrem com muita frequência, deixando seu corpo em alerta por um longo período de tempo.

Então, se você tende a ganhar gordura abdominal com facilidade e ter dificuldade em se livrar dela, é possível que você esteja produzindo muito cortisol. Podemos regular os níveis de cortisol, dormindo o suficiente e comendo na hora certa.

A privação do sono nos faz acordar com quantidades maiores de cortisol. Uma boa noite de sono, realmente pode ajudar a perder peso.

Um estudo da Universidade de Chicago, realizado em 2004 mostrou que o sono é um importante regulador de hormônios controladores de apetite. Pesquisadores da Escola de Medicina de Stanford descobriram que, pessoas que tinham apenas cinco horas de sono por noite, apresentaram aumento em seu IMC, independentemente de dietas e exercícios.

Para se livrar dessa gordura persistente, o ideal é ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas, ter uma boa noite de sono e é claro, manter a motivação.

Alimentos que podem ajudar perder barriga

alimentos-que-ajudam-perder-barriga

Alimentos que ajudam perder a barriga

O seu corpo realmente não quer armazenar gordura. Acredite ou não, o segredo para a perda de peso duradoura não é contar calorias e usar truques mirabolantes.

Precisamos trabalhar a fome e o sono, respeitarmos os ritmos naturais do nosso corpo, para queimar gordura e mantermos os níveis de energia crescentes.

Alguns alimentos podem nos ajudar a eliminar a barriguinha e a dormir melhor.

Vamos conhecer alguns alimentos que podem nos ajudar a alcançar o corpo dos sonhos:
  •  Comer mais proteína para reduzir a gordura da barriga: a proteína é o macronutriente mais importante quando o assunto é perder peso. Incluir alimentos ricos em proteína talvez seja, a única mudança mais eficaz que podemos fazer, porque além de ajudar a eliminar gordura, evita a recuperação do peso perdido.

Um estudo realizado na Dinamarca revelou que consumir proteína, especialmente de origem animal, estava ligado a uma redução significativa do risco de ganho de gordura da barriga durante um período de 5 anos.

As melhores fontes de proteína: ovos, peixes como salmão e atum, frutos do mar, carnes, aves, laticínios como iogurte, queijo cottage.

  • Alimentos ricos em fibras: muitos estudos afirmam que o consumo de fibras está diretamente ligado a perda de peso. Mas, nem todas as fibras são iguais. As fibras viscosas é que tem efeito sobre o peso, pois se ligam a água e formam um gel espesso que fica no intestino, diminuindo drasticamente a circulação de alimentos através do estomago e intestino delgado, o que retarda a digestão e absorção de nutrientes. Esse processo prolonga a sensação de saciedade e reduz o apetite.

A melhor maneira de obter mais fibras é comer alimentos como vegetais, legumes e frutas e alguns grãos como por exemplo a aveia.

Outros alimentos que comprovadamente ajudam a emagrecer e consequentemente perder barriga são:
  • Abacate: contém gorduras saudáveis, rico em ácido oleico monoinsaturados, o mesmo tipo de gordura encontrado no azeite. Uma dica seria adiciona-lo a saladas, já que estudos mostram que as gorduras presentes nessa fruta, pode aumentar a absorção de nutrientes dos vegetais até 15 vezes.
  • Nozes: são ricas em gordura, são excelentes para o lanche, pois contém quantidades balanceadas de proteínas, fibras e gorduras saudáveis.
  • Sementes de Chia: estão entre os alimentos mais nutritivos do planeta e uma das melhores fontes de fibras no mundo.
  • Óleo de coco: rico em ácidos graxos, que aumentam a sensação de saciedade. Estudos mostraram que o óleo de coco é capaz de reduzir a gordura da barriga. A maneira mais indicada, para se beneficiar dos seus benefícios é substituir os óleos utilizados para cozinhar pelo óleo de coco.
  • Sopas: fazem as pessoas se sentirem mais saciadas e comer significativamente menos calorias.
  • Pimenta: contém uma substância chamada capsaicina que, segundo alguns estudos, reduz o apetite e aumenta a queima de gordura.
  • Vegetais verdes: como por exemplo espinafre e brócolis contém fibras e poucas calorias.

Uma alimentação equilibrada, com certeza, ajuda e muito a eliminar a barriguinha, no entanto, não podemos esquecer de algo fundamental para perder barriga rápido, que são os exercícios. Continue comigo…

Exercícios mais indicados #Dois são mais potentes

Não podemos negar que para ter uma vida mais saudável, com mais disposição, precisamos incluir atividades físicas no nosso dia a dia.

Outro dia, eu li uma frase que me impactou profundamente e dizia o seguinte: “se você não usar o seu corpo, você certamente irá perde-lo”. Com certeza é uma frase que causa impacto, mas, que traz um alerta importante, pois se não nos movimentamos, os músculos vão se tornar flácidos e fracos. Coração e pulmões não funcionaram de maneira eficiente. As articulações se tornarão rígidas. Ser inativo traz riscos para a saúde, como fumar.

O nosso corpo foi feito para se movimentar. Exercícios regulares são necessários para se manter boa saúde. Reduz o risco de doenças cardíacas, câncer, pressão alta, diabetes e outras doenças, além de melhorar nossa aparência, elevar nossa auto estima e atrasar o processo de envelhecimento.

Quando nos exercitamos, nosso corpo usa a energia para continuar, ou seja, continua queimando calorias, mesmo depois.

Exercicios com pesos e outras formas de treinamento de resistência, desenvolve seus músculos, ossos e ligamentos. Melhora a postura, os músculos se tornam mais fortes.

É um dos segredos para controlar o peso, porque queima calorias. Precisamos queimar mais do que consumimos.

Não podemos negar que a atividade física é muito importante para conquistar qualidade de vida, já que reduz o estresse, eleva o humor e ajuda a dormir melhor.

A frequência também é importante. Manter a consistência é, provavelmente o fator mais importante, para alcançar os resultados desejados.

Precisamos ter consciência de que a barriga não é só a parte que conseguimos ver. Segundo Michele Olson, PhD, professora de educação física e ciência do exercício na Universidade de Auburn, Montgomery, Alabama, os músculos interligados, se estende até o bumbum, parte da frente e parte interna das coxas.

Para eliminar essa gordura tão resistente, os tão conhecidos abdominais não são suficientes. Existem exercícios mais eficientes para essa tarefa.

Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) são mais eficazes do que os tradicionais exercícios aeróbicos, quando se trata de se livrar da gordura abdominal.

Sempre ouço a mesma pergunta: qual o melhor exercício para perder barriga? Afinal de contas, na maioria das vezes, as pessoas até emagrecem, mas, a barriguinha continua ali, resistindo a tudo!

Nesse vídeo logo a baixo, podemos assistir os dois melhores exercícios para perder barriga!

É só clicar AQUI e acompanhar:

2exercicios

2 Exercícios para trincar o abdômem

Muitas pessoas quando entendem a importância de se exercitar, com os exercícios certos, cuidar da alimentação, respeitar os ciclos naturais do corpo humano, conseguem regular o organismo de maneira natural. Com o tempo essas pessoas passam a viver uma vida melhor, conseguem emagrecer e perder barriga torna-se uma consequência desse processo.

Espero que esse artigo tenha sido útil e desejo, de verdade, que você deixe um comentário. Gostaria muito de saber sua opinião.

Ahhh! Lembre-se de curtir ok?

Até breve…

 

Gostou do artigo? Compartilhe!

    53 Comentários

    1. realmente o nosso grande terror é a barriga! conseguimos definir braços, pernas, mas a “pochete” fica lá teimosa! que bom que o chocolate está liberado rss

    2. Ótimas dicas!

      Perder a barriga é realmente a parte mais difícil, mas não podemos desanimar! Hoje em dia existe uma vasta informação sobre o assunto, com exercícios específicos e até alimentos que ajudam a queimar gordura. Só é preciso ter força de vontade.

      Abraço e sucesso.

      • Edvania Romero

        Sim, isso mesmo André! É preciso utilizar as informações certas! Obrigada pela visita!

    3. Olá, muito esclarecedor seu artigo eu não sabia que o estresse é um dos grandes responsáveis pela gordura abdominal (liberação um hormônio chamado cortisol).
      Vivendo e aprendendo…tenho aquela barriguinha, que não sai por nada, por isso achei seu artigo muito interessante, mostrando todos os fatores da dificuldade da perda da barriga.
      Muito obrigada pela orientação!!

      • Edvania Romero

        Olá Maria! Realmente, o estresse é um dos vilões, causadores da tão terrível barriguinha! Mas, tem jeito viu? Eu mesma testei o programa que mencionei no final do artigo e alcancei resultados incríveis! Obrigada pela visita!

    4. Valderlei de Jesus

      A barriguinha é mesmo um terror. Parece exigir um mais de nós quando queremos perder barriga. Os exercícios mais direcionados para a queima de gordura abdominal são os mais chatos.

      • Edvania Romero

        Olá Valderlei! O programa que eu segui e consegui eliminar minha barriga, foge dos exercícios convencionais! Obrigada pela visita!

    5. Olá, muito bom seu artigo sobre gorduras abdominais. Gostei da parte de que diz sobre incluir magnésio na dieta, pois não sabia sobre isso.
      Obrigado por dar dicas valiosas neste artigo.
      Parabéns e $uce$$o!

      • Edvania Romero

        Que bom que gostou Victor Hugo! Obrigada pela visita!

    6. Jonas Alves

      Olá Edvania. vivo falando sempre isso pra minha mulher, mas ela não me dá ouvidos. Já tenho provas agora reais pra mostrar pra ela que eu estava falando a verdade.. Parabéns pela postagem e sucesso sempre

      • Edvania Romero

        Obrigada Jonas! Que bom que gostou do artigo!

    7. Josiane

      Nossa! No ponto certo a terrível barriga, muito bom saber que podemos melhorar a situação. Parabéns e obrigada.

      • Edvania Romero

        Sim Josiane! Felizmente, tem jeito sim! E realmente é simples, acabar com a terrível barriguinha!

    8. Vanessa Souza

      Olá Edvania, gostei muito do seu artigo!
      Bastante interessante e informativo, me esclareceu algumas duvidas sobre a gordura abdominal e a dificuldade de perde-las.
      Sucesso!

      • Edvania Romero

        Que bom que gostou Vanessa! Fico feliz em ter ajudado de alguma forma!

    9. Olá Edvania, muito bom o seu artigo. Realmente todo mundo que “ganhou” ou já teve uma barriguinha sabe o quanto é difícil eliminá-la. Essas suas dicas certamente vão ajudar quem quer eliminar aqueles quilinhos a mais na região abdominal.

      • Edvania Romero

        Pois é Alienderson, a gordurinha da barriga é a mais persistente! Mas, tem jeito! Obrigada pela visita!

    10. Oi Edvania, depois que ganhei meu filhinho fiquei com uma barriga flacida pois não me cuidei o suficiente, achei muito interessante a informação nesse artigo, vou colocar em pratica suas dicas primeiro e também quero testar esse programa que você recomenda, confio em você! muito obrigada!

      • Edvania Romero

        Obrigada Kristell! Fico feliz que gostou do artigo! O programa realmente é muito bom! Eu alcancei um ótimo resultado com ele!

    11. Raphael Miranda

      Ótimo conteúdo, a gordura abdominal realmente é a mais complicada de ser eliminada. Para isso, tem que haver todo um processo de mudança que inicia pela boca… rs. Parabéns pelo artigo.

      • Edvania Romero

        Sim Raphael, a alimentação é responsável por 80% do sucesso, quando o assunto é emagrecimento! Obrigada pela visita!

    12. Muito bom o artigo, você aponta bem todos os detalhes para as pessoas não cometerem o mesmo erro quando a questão é emagrecer com saúde. Está de parabéns, continue assim com seu trabalho que logo logo chegará ao sucesso. Abraço

      • Edvania Romero

        Obrigada Evertom! Que bom que gostou do artigo!

    13. Erielton Gonçalves

      Muito boas dicas, eu nem sabia que o magnésio era tão importante para queimar a gordura da barriga, muito obrigado por compartilhar esse conhecimento.

      • Edvania Romero

        Que bom que gostou Erielton! Obrigada pela visita!

    14. Nossa amei esse artigo, muito bem explicativo e interessante, eu já sabia algumas coisas sobre a dificuldade em perder barriga, mas esse seu artigo me esclareceu muitas coisas que eu tinha dúvida e outras que eu não sabia. Obrigado por compartilhar seu conteúdo conosco.

      • Edvania Romero

        Obrigada Ellen, que bom que gostou do artigo! Perder barriga é um tanto difícil mesmo, mas, não é impossível né?

    15. A barriga é o vilão da estética de muitas pessoas (mulheres principalmente), e como você muito bem disse é realmente um pouco mais difícil emagrecer e perder a gordura que é localizada na barriga…

      Mas… quando a gente tem determinação e aprende a ter uma dieta realmente equilibrada e coloca em prática os melhores exercícios físicos fica mais certo perder a barriga… Basta ter paciência e muita atitude!

      E nossa… Eu gostei muito das suas informações aqui nesse seu artigo, não sabia que o omega 3 também contribuía nesse processo de perder a barriga, ouvia falar bastante sobre os benefícios para a memória. É muito legal essas outras dicas sobre o Chocolate escuro, evitar o estresse que também é fundamental etc…

      Excelentes informações!

      Grande abraço, sucesso pra você, hoje amanhã e sempre!

      • Edvania Romero

        Obrigada pela visita Nayara! Fico feliz que tenha gostado do artigo!

    16. Olá Edivania tudo bem?

      Muito boa sua explicação do por que é tão difícil perder gordura da barriga, nós eliminamos peso no corpo inteiro mas na barriga é brabo neh rsrsrsrs..

      Mas com essas dicas que você passou no artigo de como evitar isso, já ajuda muito.

      Obrigado, por compartilhar estas dicas….

      • Edvania Romero

        Que bom que gostou Fernando, obrigada pela visita!

    17. Realmente perder aquela barriguinha indesejada é muito difícil,mas com boa alimentação e exercícios e seguindo suas dicas com certeza fica mais fácil.

      • Edvania Romero

        Sim Milton, seguindo com foco e determinação, todos podemos eliminar a indesejável barriguinha! Obrigada pela visita!

    18. Paulo Partezani

      Perder a barriga é realmente muito difícil, eu não sabia nem a metade das informações apresentadas muito obrigado, e parabéns pelo artigo.

      • Edvania Romero

        Que bom que gostou do artigo Paulo! Obrigada por visitar meu blog!

    19. ola muito bom seu artigo explica bem como se pode perde gorduras na barriga o grande problema de muitas pessoas , mas aqui encontramos otimas dicas que podem ajuda bastamte .parabens

      • Edvania Romero

        Obrigada Giselle! É muito importante para mim, ler seu comentário! Obrigada pela visita!

    20. Olá Edvania, muito bom seu post!
      Já tirei minhas duvidas, agora bora lá perder a barriga…
      Um abraço!

    21. Realmente é muito difícil conseguirmos perder a “barriguinha”, mas essa dica ai sobre a idade é muito relevante, temos que aproveitar a juventude pra poder perder essas gorduras, pq alem de que ficamos mais velhos ficamos também mais acomodados, também é muito mais difícil essa perda de gordura, excelente post amiga, sucesso.

    22. É verdade a gordura localizada no abdomen é a pior. A mais fácil de conseguir e a mais dificil de eliminar, todos nós sabemos como é dificil. Gostei muito do seu artigo, parabéns e sucesso sempre!

    23. Muito bom seu artigo Edvania. Bem detalhado e com um ótimo conteúdo. Sucesso.

    24. sandra ribeiro

      E quem já teve 3 gestaçoes?e não consegue tirar essa gordura insistente?por favor me da uma dica…obrigado

      • Olá Sandra Ribeiro! Obrigada por visitar o meu blog! Olha, dependendo do caso, a prática de exercícios físicos consegue amenizar a situação! Como não tenho detalhes sobre sua história, não tenho nenhuma imagem sua, a dica que lhe dou, é para procurar um profissional na área de exercícios, para uma avaliação mais detalhada e assim esse profissional poderá lhe indicar o que seria mais adequado. Olha, algumas mulheres conseguiram resultados incríveis, seguindo esse programa aqui: http://emagrecimentoconsciente.com/corpod21/inicio13. Abraços.

      • Olá Michelle! Obrigada pela visita! Sim, você tem razão, perder barriga não é fácil, mas, posso lhe dizer que é possível!

    25. Excelente artigo, muito obrigado por compartilhar esse conteúdo de valor. Adicionei seu site aos favoritos para voltar mais vezes

      • Obrigada pela visita Lucio Henrique! São comentários como o seu, que me motiva a continuar compartilhando minhas descobertas!

    26. cristina

      Gostaria de saber se é necessário fazer todos os dias esses dois exercícios.
      Obrigada

      • Olá Cristina! Adorei receber sua dúvida! Olha, seria mais interessante, fazer pelo menos 3 vezes na semana, pois o nosso corpo precisa descansar! E, depois que seu corpo já estiver acostumado com o exercício, aí sim, praticar mais vezes na semana. Bjs…

        • Olá, Edvânia!

          Emagrecer já é difícil… perder gordura na barriga é ainda mais difícil, sem dúvida.

          Eu acredito muito na Reeducação Alimentar + Exercícios (De preferência o HIIT) essa combinação é perfeita para zerar a barriga.

          Muito bom esse artigo!

          Adorei o blog.

          Um abraço.

          • Olá Wagner! Sim, também concordo com você que essa combinação é perfeita para quem quer eliminar a barriguinha!

    27. Anderson Padua

      Gostei parabéns pelo artigo.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *