Revelado Os Segredos Para Emagrecer!

Será que existem segredos para emagrecer? Vamos desvendar alguns!

segredos para emagrecer

Um dos grandes segredos que a maioria dos especialistas escondem, relacionados à emagrecimento é sobre alimentação.

Não é comer menos que vai causar uma perda de peso eficaz. Um dos maiores problemas envolve a prática de exercícios físicos, pois muitas pessoas acreditam que precisam se exercitar mais, ou muitas horas para se alcançar um bom resultado.

Manter o foco em uma alimentação saudável se torna quase impossível, devido a vida moderna, recheada de tantos compromissos.

Geralmente, não levamos em consideração a hipótese de buscar ajuda profissional. Imaginamos que vamos conseguir sozinhas, já que existem tantas informações por aí. No final das contas, não fazemos um planejamento, não estipulamos metas e logo na primeira dificuldade, pronto, já deixamos de lado e voltamos aos velhos hábitos.

Todos nós sabemos, que para se emagrecer com saúde, e nunca mais se preocupar com a balança, precisamos levar um estivo de vida saudável e isso inclui alimentação balanceada, onde todos os grupos alimentares são importantes e a prática de alguma atividade física.

Ao longo desse artigo, você vai entender como emagrecer comendo de tudo um pouco. Vai descobrir um grande segredo que diz respeito a dois hormônios importantíssimos no processo de emagrecimento. Entender porque é tão difícil manter uma dieta balanceada e a importância de um planejamento para alcançar seus objetivos.  Aproveite o conteúdo.

Será Que Existe Uma Pílula Mágica?

Há algum tempo venho notando a preocupação das pessoas em estar com o peso ideal, às vezes por questões estéticas e muitas vezes, por questões de saúde mesmo.

O grande problema é que a maioria dessas pessoas estão buscando uma pílula mágica, algo que resolva o problema da noite para o dia e é aí que mora o perigo.

Emagrecer rápido, através de dietas malucas pode até dar certo em um primeiro momento, no entanto, trazem vários problemas de saúde, além do famoso efeito sanfona, ou seja, perde-se rápido e recupera-se mais rápido ainda o que se perdeu.

Um dos segredos para um emagrecimento saudável e duradouro é levar em consideração o trabalho de dois hormônios muito importantes nesse processo: a insulina e a leptina.

Venha comigo, vamos entender melhor porque esses hormônios são tão importantes.

Primeiro deixa eu esclarecer que a gordura corporal é um órgão vivo! Essa gordura corporal se comunica com o cérebro através da leptina, informando que você já tem gordura suficiente e que a fome está sob controle.

O mesmo acontece quando você tem gordura de menos. A gordura corporal conversa com o cérebro através da leptina, informando que o estoque está acabando e aí, vem a fome, para repor esse estoque, ao mesmo tempo que a glândula tireóide recebe o alerta para diminuir o metabolismo e gastar menos energia. Lindo não é?

Sim, o corpo humano é perfeito em todos os sentidos. O problema é que nem sempre tudo acontece como deveria ser.

No meio do caminho pode ocorrer a insensibilidade a leptina, que ocorre quando a gordura corporal manda sinais fortes para o cérebro, mas, ele não enxerga, então, mesmo você estando com sobrepeso, com gordura de sobra, seu cérebro entende que você precisa repor as energias.

De agora em diante, a coisa só vai piorando. Seu cérebro vai pedir para a tiréoide diminuir o seu metabolismo, vai aumentar a fome e liberar cortisol no sangue, que é um hormônio que colabora com o armazenamento de gordura e queima de músculos. Cortisol eleva a glicose no sangue.

Agora vamos entender, por que tudo isso pode acontece?

A insensibilidade à leptina ocorre devido a uma alimentação exagerada e desequilibrada, provocando picos de açúcar e insulina no sangue, altos níveis de triglicerídios e estresse crônico.

Portanto, emagrecimento correto é emagrecimento inteligente, ou seja, é preciso levar em consideração as respostas hormonais naturais do corpo.

Falamos de leptina, agora vamos conhecer um pouco mais da insulina, que é um hormônio essencial para o funcionamento do corpo humano. É o principal responsável pelo armazenamento de gordura. A insulina é secretada pelo pâncreas, órgão que faz o monitoramento da corrente sanguínea e secreta insulina quando os níveis de glicose no sangue querem que isso aconteça.

Bom, até aí tudo certo, tudo funcionando como deveria.

Quando você ingere carboidratos, esses são digeridos e transformados em açúcares simples, o que significa glicose no sangue.

Quando os níveis de açúcar estão elevados, a insulina entra em ação, transportando esta glicose para as células e armazenando-a na forma de glicogênio ou gordura.

A glicose em excesso na corrente sanguínea é tóxica e pode danificar as células de todo o corpo.

O fígado e os músculos possuem receptores de insulina na superfície de suas células, para receber a glicose e transforma-la em energia rápida. No entanto, quando os níveis de açúcar estão muito elevados o fígado e os músculos desativam seus receptores de insulina, o que faz com que seu corpo armazene toda essa energia em forma de gordura.

E aí acontece tudo o que você não queria.

  • Seu corpo acumulando gordura,
  • dificuldade em perder peso, sempre com fome,
  • vontade de comer doce após as refeições…

O quadro parece ruim? Fique calma, existe uma solução.

A solução para todos esses problemas é retomar a sensibilidade a insulina e a leptina, através de uma alimentação verdadeiramente correta e um estilo de vida correto.

Quando falo em alimentação correta, me refiro aos alimentos mais naturais, evitando os industrializados. É preciso incluir verduras, legumes, ovos, iogurtes, oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, pistache) sementes (abobora, girassol), peixes, carnes bovinas, suínas e se alimentar de todos os grupos alimentares. Consumindo em maior quantidade os alimentos mais naturais e em menor quantidade os industrializados.

Mas, se você não tem o hábito de incluir esses tipos de alimentos em seu cardápio, vamos entender no próximo tópico, porque isso acontece. Continue comigo…

Por Que É Tão Difícil Manter Uma Alimentação Saudável?

Sempre me faço essa pergunta. Por que será que não conseguimos seguir uma alimentação saudável?

Afinal de contas, todos nós sabemos que alimentos devemos consumir para ter mais saúde, disposição e acabamos optando pelos mais calóricos, recheados de produtos artificiais.

O que acontece é que nosso organismo foi criado para armazenar gordura, para nos proteger e dar energia para caçarmos, desbravar continentes etc. Hoje em dia não precisamos caçar, está tudo ali, na prateleira do supermercado, na lanchonete da esquina.

As papilas gustativas presentes na língua se acostumaram a alimentos mais saborosos. Por exemplo, o que você optaria por comer na hora da fome? Um prato de alface ou um hambúrguer suculento, cheiroso?

alimentação saudável

 

O que acontece é que alimentos processados são viciantes. Um estudo realizado com ratos, descobriu que ao serem alimentados com fast food, ou seja, comidas processadas, apresentaram alteração na química cerebral e quando apresentados à alimentos saudáveis, se recusaram a comer, mesmo com fome.

Outras pesquisas mostraram que os alimentos podem ser tão viciantes quanto qualquer droga. A boa notícia é que podemos mudar nossos hábitos, embora leve tempo.

O importante é fazer pequenas mudanças. Uma pesquisa realizada pela psicóloga Marcia Pelchat,  ofereceu uma bebida não muito gostosa por duas semanas.

Depois de consumir tantas vezes, as pessoas passaram a implorar a bebida, mesmo sendo ruim. Isso mostra que, mesmo que você não aprecie algum vegetal, verdura, agora, ao come-los com frequência você vai aprecia-los. Que tal experimentar sabores novos?

Muitas vezes, a mudança se torna difícil, complicada, por ter uma agenda lotada de compromissos e aí, vem aquele desespero. Mas, você não está sozinha, existem muitas pessoas capacitadas, que podem ajudar.

Logo abaixo vamos descobrir…

Uma dica valiosa para emagrecer: Ajuda Profissional É Bem Vinda!

Eu já segui várias dicas de amigas para emagrecer. Sabe aquela dieta secreta, que fez aquela prima emagrecer horrores?

De repente funcionou para ela, mas será que funciona para você também? E quando seguimos todas as orientações da amiga e no final das contas perdemos algumas gramas.

Aí, vem o sentimento de frustração, tempo perdido. Com certeza, uma ajuda profissional acelera o processo. Você até pode conseguir perder peso sozinha, mas posso lhe assegurar que será um caminho mais sofrido, demorado.

A maioria das pessoas praticam exercícios físicos de maneira errada, o que atrasa os resultados. Para perder peso de maneira eficaz é preciso incluir alguma atividade física na sua rotina, mas que seja realizada de maneira correta.

Existem pessoas capacitadas para ajudar nessa tarefa e torna-la mais fácil, segura e rápida. Estou falando de médicos, nutricionistas, endocrinologistas, personal trainner, professores de educação física.

De repente, chegou a hora de tentar caminhos diferentes, procurar ajuda profissional e alcançar seu objeto de uma maneira mais adequada, para não acontecer o que veremos no próximo paragrafo.

95% das pessoas cometem esse erro

Vejo muitas pessoas relatando que estão tentando emagrecer, utilizando vários métodos, como dietas, exercícios, tomando algum remédio, etc.

É fato que várias tentam, mas poucas conseguem. Porque 95% das pessoas simplesmente desistem, nas primeiras dificuldades.

O problema é que dificuldades sempre vão existir. As lanchonetes sempre vão oferecer lanches deliciosos, sempre vão existir festas, aniversários, casamentos. Você não pode se isolar do mundo.

Então, para não abandonar seu projeto de emagrecimento antes de obter o resultado desejado, esteja preparada para as dificuldades.

É importante você saber que não será fácil, que mudar hábitos leva um certo tempo, e que em algum momento você vai pensar em desistir.

Então, faça um planejamento, estabeleça metas atingíveis e mantenha o foco em você. Torne-se prioridade em sua vida, comece a prestar atenção no que você come, o que sente. Você vai ver que é mais fácil do que parece.

Introduzir Novos Hábitos É Importante

As pessoas tem enorme dificuldade em introduzir novos hábitos. Outro dia eu ouvi uma entrevista do Dr. Draúzio Varella falando que é mais fácil uma pessoa colocar uma ponte de safena, do que mudar um habito que esteja prejudicando sua saúde.

novos hábitos

Leva tempo adquirir um hábito novo, mas, se persistir, em poucos dias, ele se torna automático.

Veja bem, tudo na nossa vida muda o tempo todo. Estamos sempre nos habituando a algo. Uma nova música, uma cor diferente, um cheiro, uma pessoa que acabamos de conhecer.

Nosso próprio corpo está em mudança constante. Embora você não perceba, você precisa se habituar sempre. E para emagrecer, não é diferente.

Hoje em dia existe uma enorme mistificação de que perder peso, eliminar gordura é algo extremamente difícil e caro. E na maioria das vezes, seguindo o método correto, é simples e mais fácil do que muitos estão pregando.

Está na hora de quebrar essa regra de que adquirir novos hábitos é difícil. Tente adquirir um por vez, experimente. Você pode se surpreender ao perceber que pequenas mudanças, trazem grandes resultados.

Muitas pessoas quando entendem que é possível emagrecer com saúde, de maneira eficaz e duradoura, através de uma boa alimentação e exercícios físicos, deixam de lado técnicas milagrosas.

Seguem com objetivos bem definidos, porque entendem como é simples se manter no caminho certo. Com o tempo, essas pessoas conseguem alcançar seus objetivos de conquistar um corpo mais magro, se livra do efeito sanfona e da neura da balança.

Essas mesmas pessoas perdem a vergonha e conseguem viver uma vida melhor, indo à praia ou a qualquer outro lugar, com qualquer roupa, sem medo de ser feliz.

Espero que esse artigo tenha lhe sido útil e desejo, realmente, que você deixe um comentário, para que eu possa saber que posso publicar, ainda mais conteúdos de qualidade, como esse.

Gostou do artigo? Compartilhe!

    26 Comentários

    1. Valderlei de Jesus

      Oi Edvânia! É mesmo muito complicado perder peso e manter o peso, na verdade simples, mas difícil. Eu mesmo, acho que já perdi mais de 200 quilos. Acho que acontece o mesmo com muita gente. Até perde peso, mas não mantem uma disciplina saudável para se alimentar, fazer alguma atividade física… então perde peso, mas ganha o danado de volta, depois de algum tempo.
      Realmente, não acho exista a pilula mágica para o emagrecimento saudável e duradouro, acho que isso acontece com educação e disciplina.

      • Obrigada por deixar seu comentário Valderlei! Realmente, perder peso muitos conseguem, mas, manter o peso é sempre mais difícil, mais, seguindo um caminho certo, o resultado vem, com certeza.

    2. Olá Edvânia, sem dúvidas mais um belo artigo!
      Como postou neste artigo sem dúvidas são excelentes dicas para emagrecer com saúde. As melhores formas para emagrecer é controlar nossa alimentação com uma boa dose de atividades.
      Parabéns e sucesso!

      • Obrigada pela visita Victor! Com certeza, controlar a alimentação já garante um ótimo resultado e aliando alimentação à atividade física, o resultado vem com certeza.

    3. Oi Edvania!

      Nossa… É a verdade isso que você citou aqui no seu artigo… Leva tempo pra gente adquirir um hábito novo e realmente uma das maiores dificuldades que enfrentamos para emagrecer pode muitas vezes ser até o “tempo”, enfim, a correria do dia-a-dia no trabalho, pode acabar dificultando essa meta para algumas pessoas.

      Porém, quando a gente faz um bom planejamento para ter também um bom acompanhamento profissional e de rotina, como você mesmo citou aqui no seu artigo, e começamos a seguir uma dieta mais saudável, com alimentos mais naturais, as coisas começam a mudar de figura.

      Eu tenho planos para estar emagrecendo, estou me programando para isso, e essas dicas foram valiosas!

      E não existe uma pílula mágica que possa fazer a gente emagrecer, você tem toda razão, é sempre necessário caprichar no poder do foco, ter dedicação e colocar em prática o que devemos fazer de fato para atingir os nossos resultados.

      Essa informação que você publicou é bem esclarecedora para muitas pessoas, e com certeza a colocação dessa prática pode levar qualquer um a ter um bom corpo em forma.

      Estou acompanhando o seu trabalho a algum tempo e gosto bastante, suas informações são de qualidade!

      Grande abraço para você e sucesso sempre!

    4. Olá tudo bom com você? Ótimo artigo, quando eu vi o título falando segredos revelados já corri pra ler e com certeza foi um dos melhores artigos que já li esta semana.. Está de parabéns, espero que eu possa ler mais conteúdos assim daqui pra frente 😉

    5. Olá Edvânia,olha gostei muito do seu artigo,hoje em dia é muito difícil perder peso e manter o peso,como você citou acima com uma rotina de exercícios e alimentação equilibrada isto é possível sim, parabéns pelo trabalho.

    6. Josiane

      Show Edvania, muita informação importante, quanto conhecimento que vai ajudar em todo o processo de emagrecer. Uma das dificuldades em conseguir perder peso é realmente a falta de compreensão de como o corpo funciona.
      Aqui você deixou claro que temos uma máquina que funciona de maneira perfeita e harmônica, saber sobre hormônios seu funcionamento e importância, com certeza vai ajudar tirar o” mito” de que podemos tratar nossa alimentação de qualquer forma, que a fome que sentimos em certo momento não deve ser questionada. Parabéns é muito bom encontrar informações de valor.

    7. Olá, Edvânia.

      Realmente este é o grande segredo: aliar uma dieta saudável, à exercícios físicos! Com isso, nosso corpo vai começar a queimar a gordura que ficou acumulada, e assim vamos mantendo nosso corpo em forma.

      Você lembrou bem porque as pessoas não conseguem seguir em frente, pois acabam desistindo. É importante manter a mente focada e sempre motivada para conseguir os resultados desejados.

      Parabéns pelo artigo! Abraço e sucesso!

      • Obrigada por deixar seu comentário André! Com certeza, manter o foco no objetivo nos ajuda a alcançar os resultados esperados!

    8. oi Edvania, queria que fosse tão fácil emagrecer quero chorar rsrs! Gostei do seu artigo e sem dúvida está me ajudando muito nessa minha briga por perder peso! Sou leitora do seu blog faz alguns meses e hoje queria te agradecer por essa informação, muito sucesso para você e obrigado por compartilhar seu conhecimento!

      • Obrigada Kristell! Fico feliz em saber que de alguma forma, estou conseguindo ajudar!

    9. Oi Edvania, nossa que artigo sensacional em? rs. gostei ficou ótimo, adorei as dicas e como você abordou cada uma delas de maneira tão interessante. Quero te dar meus parabéns e dizer que você siga sempre assim, com essa intenção de ajudar os outros que com certeza você vai chegar longe! 😉

      • Olá Ellen!
        Obrigada por deixar seu comentário! São comentários como o seu, que me motivam a continuar desenvolvendo meu trabalho!

    10. Poxa Edvania que conteúdo show, muito bem explicado e de fácil leitura, gostei muito mesmo.

      E em relação ao emagrecimento, creio que o segredo para conseguirmos está no esforço de cada um de nós, mudanças simples de alguns hábitos nossos durante o dia a dia, já da para perceber mudanças satisfatórias.
      E como você deixou muito claro, ter uma ajuda profissional sempre que possível é muito interessante, porque ai deixamos o achismo de lado, para fazer o correto.

      grande abraço, sucesso sempre.

      • Obrigada por deixar seu comentário Reginaldo! Com certeza, pequenas mudanças trazem grandes resultados!

    11. Daniele

      Muito legal essas dicas, estar em forma é tudo , não apenas para a estética , mas para saúde e até financeiramente , pois temos que estar com animo e energia pra executar nossas atividades diárias .

      • Obrigada pela visita Daniele! Concordo com você! Estar com a saúde em dia, traz muitos benefícios ao nosso dia a dia!

    12. Olá Edvania, excelente artigo, Sabe eu demorei muito até parar de cometer o erro que você citou. Para quem está querendo emagrecer as primeiras semanas são as mais difíceis mas depois o organismo se acostuma e fica fácil. Essas dicas que você compartilhou são fundamentais para que está querendo começar e não sabe por onde. Mas uma coisa é certa: realmente não existe uma pílula mágica. Obrigado por compartilhar essas dicas conosco.

      • Obrigada Alienderson! Também acredito que não existe uma pílula mágica e sim foco no objetivo!

    13. Excelentes dicas para nós mulheres que desejamos emagrecer,colocar todas elas em prática e espero obter o resultados positivos. Desde já agradeço por ter encontrado seu blog. Parabéns.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *